Geral
Projeto que controla tuberculose nas prisões realiza 13 mil atendimentos
Iniciativa, que envolve Agepen/MS, SES, Fiocruz, UFMS, e universidades internacionais
Sábado, 18 Janeiro de 2025 - 07:30 | Redação

O projeto “Estratégias de Controle da Tuberculose nas Prisões”, realizado em Mato Grosso do Sul por meio de uma parceria entre a Agepen/MS, SES, Fiocruz, UFMS e instituições internacionais como a Universidade de Stanford, alcançou resultados expressivos nos últimos dois anos. Mais de 13 mil atendimentos foram realizados em unidades prisionais de Campo Grande, detectando e tratando 473 casos da doença.
O projeto busca a identificação de estratégias para controle da tuberculose, incluindo triagem em massa e rastreamento de contatos. A triagem é feita na entrada dos internos e repetida a cada quatro meses, com coleta de escarro e exames de raio-X.
A médica infectologista Mariana Croda destacou que a iniciativa tem reconhecimento nacional, sendo referência para outras secretarias penitenciárias do Brasil. “Tratar a tuberculose na população carcerária beneficia toda a comunidade, reduzindo a transmissão da doença”, afirmou.
Com apoio do Lacen/MS e de cerca de 40 profissionais de saúde, o projeto oferece tratamento voluntário com medicação mensal, além de promover conscientização e treinamento preventivo para internos e servidores.
O projeto está ativo em unidades do Complexo do Jardim Noroeste, Complexo das Gameleiras, Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual, Patronato Penitenciário de Campo Grande e na Penitenciária Estadual de Dourados.
Para a chefe da Divisão de Assistência à Saúde Prisional da Agepen, Rita Luciana Domingues da Silva, o trabalho reflete o compromisso do Estado com a saúde e os direitos humanos.
Últimas Notícias
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis
- Justiça - 14:55 Após quatro anos de espera, idoso faz cirurgia com apoio da Defensoria
- Turismo - 14:33 MS integra ranking das regiões que impulsionam o turismo no Brasil
- Economia - 14:15 Produção industrial sobe 0,1% em junho, depois de dois meses de queda
- Meio Ambiente - 13:50 Itaipu e Receita Federal fazem contrabando virar energia limpa
- Juventude Rural - 13:33 Nova lei incentiva jovens a permanecerem no campo com acesso a crédito