Geral
Projeto proíbe cobrança de taxa para prioridade no embarque em avião
Companhia aérea pode sofrer penalidades, como multa, em caso de descumprimento
Sexta-feira, 17 Novembro de 2023 - 18:12 | Agência Câmara

O Projeto de Lei 2723/23 determina que a cobrança de qualquer valor para dar preferência na hora do embarque em avião será considerada prática abusiva. A companhia aérea pode sofrer penalidades, como multa. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
O projeto é do deputado Alberto Fraga (PL-DF). Ele afirma que recentemente as companhias aéreas passaram a cobrar uma taxa dos passageiros que desejam embarcar com a bagagem de mão dentro da aeronave.
O pagamento da taxa também dá direito à prioridade na entrada da aeronave. “Criou-se uma dificuldade para se vender uma facilidade, o que deve ser claramente estabelecido como prática abusiva”, disse Fraga.
Ordem de chegada - A proposta estabelece ainda que o embarque deve respeitar a ordem de chegada dos passageiros, salvo os casos de prioridades previstas em lei, como de idoso ou adulto com criança de colo.
O texto inclui as novas regras no Código de Defesa do Consumidor, e será analisado, em caráter conclusivo, por duas comissões: Defesa do Consumidor e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Programa de fidelidade - O projeto também obriga as companhias aéreas a redigir de forma clara os programas de fidelidade ou terrestres, com prévia divulgação ao consumidor e regras válidas por pelo menos 12 meses. O descumprimento dessa regra constitui prática abusiva.
Tramitação - A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Últimas Notícias
- Oportunidades - 15:05 JBS anuncia 268 novas vagas de emprego em MS
- Sejusp - 14:51 Carreta da Saúde volta a Dourados com atendimentos gratuitos
- Proteção - 14:39 Projeto cria sistema de alerta imediato para desaparecimento de crianças
- Campo Grande - 14:19 Acusado pela morte da jovem Kamylla é capturado um ano após o crime
- Justiça - 13:55 STF marca para dezembro julgamento do Núcleo 2 da trama golpista
- Cultura - 13:32 Espetáculo com equipe majoritariamente feminina estreia na Capital
- Oportunidades - 13:00 Emprega CG tem duas edições nesta semana
- Prevenção - 12:17 Campanha do Humap-UFMS avalia a cultura de segurança do paciente
- Créditos Tributários - 11:59 Governo de MS amplia regras para negociação de dívidas tributárias
- Saúde - 11:39 Três Lagoas alerta para a dengue e chikungunya com a chegada das chuvas