Geral
Projeto prevê flexibilidade de trabalho a pais de crianças neurodiversas
Proposta assegura abono de ponto e acompanhamento terapêutico sem desconto salarial
Domingo, 26 Outubro de 2025 - 12:19 | Sandra Salvatierre

O Projeto de Lei 4502/24, do deputado Pedro Uczai (PT-SC), garante direitos a pais e responsáveis por crianças e jovens com transtornos do neurodesenvolvimento, como dislexia, espectro autista e déficit de atenção e hiperatividade, na educação básica. A proposta prevê flexibilidade de horário e abono de ponto, sem desconto salarial, para acompanhamento médico e terapêutico dos filhos, buscando assegurar participação ativa no tratamento e na rotina escolar.
O texto garante ainda o acompanhamento de consultas e terapias, participação em reuniões com a equipe escolar e profissionais de saúde, além de acesso a cursos e capacitações sobre apoio à criança no ambiente familiar. Famílias de baixa renda terão direito a subsídios para transporte e acesso a serviços multidisciplinares, e os direitos previstos serão incorporados à Lei 14.254/21, que garante acompanhamento integral a esses estudantes.
Segundo Uczai, “os pais e responsáveis têm um papel de grande relevância, razão pela qual devem ter facilitada a possibilidade de acompanhar os alunos em reuniões escolares e nos vários momentos de seu tratamento médico”.
O projeto seguirá para análise nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Trabalho; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser apreciado em plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
O Projeto de Lei 4502/24, do deputado Pedro Uczai (PT-SC), garante direitos a pais e responsáveis por crianças e jovens com transtornos do neurodesenvolvimento na educação básica, prevendo flexibilidade de horário e abono de ponto sem desconto salarial para acompanhamento médico e terapêutico, e seguirá para análise nas comissões antes de ser votado na Câmara e no Senado.
Últimas Notícias
- Investimentos - 14:45 FCO já destinou R$ 2,38 bilhões de recursos para MS em 2025
- Saúde Pública - 14:17 Reestruturada, Policlínica atende duas mil crianças por mês em Dourados
- Regularização - 13:45 Prazo para contribuinte aderir ao Regulariza Corumbá termina em dezembro
- Dia do Servidor - 13:00 Poder Judiciário de MS não terá expediente na segunda e terça-feira
- Educação - 12:19 Projeto prevê flexibilidade de trabalho a pais de crianças neurodiversas
- Educação - 11:49 Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
- Iphan - 11:12 Governo federal aprova restauração do Mercadão Municipal e Casa do Artesão
- Igualdade - 10:52 TJMS regulamenta ações para promoção da equidade racial no Poder Judiciário
- Acolhimento - 10:30 Mato Grosso do Sul institui Protocolo Antirracista
- Atletismo - 10:10 Equipe de Ponta Porã embarca para Campeonato Brasileiro na Paraíba

