Geral
Projeto prevê flexibilidade de trabalho a pais de crianças neurodiversas
Proposta assegura abono de ponto e acompanhamento terapêutico sem desconto salarial
Domingo, 26 Outubro de 2025 - 12:19 | Sandra Salvatierre

O Projeto de Lei 4502/24, do deputado Pedro Uczai (PT-SC), garante direitos a pais e responsáveis por crianças e jovens com transtornos do neurodesenvolvimento, como dislexia, espectro autista e déficit de atenção e hiperatividade, na educação básica. A proposta prevê flexibilidade de horário e abono de ponto, sem desconto salarial, para acompanhamento médico e terapêutico dos filhos, buscando assegurar participação ativa no tratamento e na rotina escolar.
O texto garante ainda o acompanhamento de consultas e terapias, participação em reuniões com a equipe escolar e profissionais de saúde, além de acesso a cursos e capacitações sobre apoio à criança no ambiente familiar. Famílias de baixa renda terão direito a subsídios para transporte e acesso a serviços multidisciplinares, e os direitos previstos serão incorporados à Lei 14.254/21, que garante acompanhamento integral a esses estudantes.
Segundo Uczai, “os pais e responsáveis têm um papel de grande relevância, razão pela qual devem ter facilitada a possibilidade de acompanhar os alunos em reuniões escolares e nos vários momentos de seu tratamento médico”.
O projeto seguirá para análise nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Trabalho; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser apreciado em plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
O Projeto de Lei 4502/24, do deputado Pedro Uczai (PT-SC), garante direitos a pais e responsáveis por crianças e jovens com transtornos do neurodesenvolvimento na educação básica, prevendo flexibilidade de horário e abono de ponto sem desconto salarial para acompanhamento médico e terapêutico, e seguirá para análise nas comissões antes de ser votado na Câmara e no Senado.
Últimas Notícias
- Gestante - 17:39 Campo Grande cria data oficial de conscientização sobre insuficiência istmo-cervical
- Decoração natalina - 17:17 Veja como decorar a casa economizando energia e sem risco de acidentes
- Eldorado - 16:46 Cinco são presos por tráfico doméstico de drogas em operação
- Saúde - 16:35 APAE da Capital destaca Laboratório pioneiro de Análise de Movimento
- Ponta Porã - 16:09 Assaltante é preso e piloto segue foragido
- Capacitação - 15:50 Arauco e Senai iniciam cursos técnicos gratuitos para 160 alunos em MS
- Bonito - 15:39 Bonito divulga calendário oficial de eventos para 2026
- Oportunidade - 15:15 MS Florestal reabre inscrições para trainees e amplia formação em Água Clara
- Alerta do TJMS - 14:50 Golpistas se passam por juízes em MS
- Campo Grande - 14:30 Acusado do duplo homicídio de avô e neto irá a júri popular em 2026

