Geral
Projeto oferece cursos gratuitos sobre moda para pessoas com deficiência
Ao final da capacitação, haverá a ‘Semana de Moda Inclusiva’ que premiará as melhores criações
Quarta-feira, 20 Março de 2024 - 15:02 | Redação

Trabalho pioneiro em Mato Grosso do Sul, o projeto "Bocaiuva Moda Inclusiva" realiza, a partir do dia 04 de Abril, no Senac Hub Academy, o lançamento do Projeto Bocaiuva, que oferecerá cursos gratuitos de moda adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, para a comunidade em geral. Serão oferecidos cursos sobre criação e confecção de moda inclusiva, além de oficinas de adaptação de roupas inclusivas e upcycling para moda inclusiva, com Daniela Auler e modelagem, com o estilista e diretor criativo Jum Nakao, referência nas mais importantes publicações sobre moda e design do mundo.
O projeto é idealizado pelos designers de moda Eduardo Alves e Luane Sales, com investimento do Fundo de Investimentos Culturais FIC, da Fundação de Cultura e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O Bocaiuva Moda Inclusiva, nasce da necessidade de trazer para o mercado da moda a inclusão de pessoas com deficiência, conforme explica Eduardo, “o nosso objetivo com os cursos é trabalhar a parte da qualificação profissional para a moda inclusiva, desde novos estilistas a marcas que já estão no mercado. Queremos qualificar essas pessoas e marcas para acessibilizar o vestuário para pessoas com deficiência ou idosos”.
Para a designer de moda e co-fundadora do Projeto Bocaiuva, Luane, a proposta é inspirar e impactar pessoas. “Vamos abordar temas importantes como design inclusivo, empoderamento da pessoa com deficiência e representatividade na moda, inspirando outras marcas e profissionais do setor a adotarem práticas mais inclusivas e representativas em suas coleções e campanhas”.
Inclusão de pessoas com deficiência - O projeto “Bocaiuva Moda Inclusiva” visa a acessibilidade e conscientização sobre a importância da moda inclusiva para os mais de 45,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Frente ao desafio de incluir pessoas com deficiência no mercado de consumo, Eduardo e Luane se dispõem a proporcionar experiências criativas e ensinar como fazer.
Conforme explica Eduardo, a produção de peças de roupas adaptadas é importante para contribuir com a rotina de pessoas com deficiência. “Queremos que as pessoas vivenciem um dia a dia sem as barreiras físicas impostas pelos produtos que encontram no mercado, por isso criamos produtos ergonômicos, funcionais e com design e temos o interesse em que outros designers passem a fazer o mesmo”.
Luane explica que, para ela, a expectativa é pavimentar o caminho para um mercado da moda mais inclusivo para todas as pessoas. “Esperamos que esse seja um marco na história da inclusão em nosso estado, atraindo pessoas interessadas e consolidando a relevância da moda inclusiva no cenário da moda nacional. Aos poucos, tornamos a indústria da moda mais acessível e democrática para todos os públicos”.
Semana de Moda Inclusiva - Para consolidar ainda mais a importância da moda inclusiva, entre os dias 16 e 21 de setembro, o Projeto Bocaiuva realizará será realizada a Semana de Moda Inclusiva, um evento com atividades diversificadas aliando moda, arte e inclusão de pessoas com deficiência. Para Eduardo, a proposta é abrir os olhos das pessoas interessadas pela moda para esse tema.
“Nosso objetivo é ensinar as pessoas a pensarem que os pequenos detalhes em uma peça de roupa podem fazer a diferença. Queremos conscientizar os profissionais e comunidade em geral para fazer moda com propósito, com um design que faça a diferença na vida das pessoas e vá muito além do vestir. Essas pessoas disseminarão a moda inclusiva”.
Serviço:
Lançamento: 4 de Abril
Horário: 18h
Local: Senac Hub Academy - Rua do Parque, número 75 - Bairro Centro
Contato: (67) 9 92527991 - Sarah Santos Pacini
Cronograma e link para inscrição nos cursos: https://www.bocaiuvamodainclusiva.com/cursos-palestras-oficinas
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 18:12 Sessão Solene na Câmara da Capital homenagea agricultores familiares
- PRF - 17:50 Dupla tenta fugir e é presa pelo transporte de drogas em Ivinhema
- Economia - 17:32 Desequilíbrio tributário faz governo perder R$ 200 bilhões anuais
- Política - 17:09 Lula crítica jornada 6x1 e defende escala de trabalho 'mais flexível'
- TVMS Record - 16:50 Balanço no Centro destaca promoções na região central de Campo Grande
- Poder Judiciário - 16:32 Inédito em MS, programa de guarda subsidiada é implantado em Sonora
- Oportunidades - 16:16 Novo leilão do Detran-MS tem Corsa Classic com lance inicial de R$ 3.545
- Fronteira - 15:50 Ministério Público cobra soluções para fornecimento de energia em Amambai
- Rede MS - 15:35 Rede 360 discute a importância da saúde mental
- Oportunidades - 15:15 Capital promove Semana da Tecnologia e Inovação da Juventude