Geral
Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
Quarta-feira, 22 Outubro de 2025 - 10:39 | Agência Brasil

Pela primeira vez em quase duas décadas, o número de fumantes no Brasil aumentou, quebrando uma tendência histórica de queda. De acordo com uma pesquisa com dados preliminares divulgada pelo Ministério da Saúde, a proporção de adultos fumantes nas capitais brasileiras saltou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024. Um crescimento de 25% em apenas um ano.
Os dados alarmantes reacenderam o alerta entre autoridades de saúde. Para o médico da família e comunidade, Felipe Bruno da Cunha, essa crescente pode estar relacionada à popularização de novos produtos, a exemplo dos cigarros eletrônicos, que atraem, especialmente os mais jovens:
"Eu acredito que tem muita relação direta com as novas formas associadas ao fumo. Porém, na última década, nós vemos um aumento expressivo, principalmente por conta do cigarro eletrônico, o vape. A partir de outros tipos de cigarro, o cigarro de palha, por exemplo. Então, por isso o aumento expressivo", diz.
A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma pandemia, pois é a principal causa de morte evitável no mundo, com aproximadamente 8 milhões de óbitos por ano. O especialista ressalta que mais de 50 tipos de doenças podem ser causadas pelo cigarro, principalmente as cardiovasculares, as respiratórias e também cerca de 10 tipos de cânceres.
"Existem riscos inúmeros associados ao cigarro, não só a dependência química, mas também as complicações físicas", reitera o médico.
O médico também esclarece sobre os riscos do tabagismo para os fumantes passivos. "Porque aquelas pessoas que convivem com aquele fumante, têm um risco associado também a doenças crônicas, principalmente, a gente fala da própria correlação, inclusive, de neoplasias, o câncer de pulmão. Então, é muito importante procurar ajuda", aponta.
Últimas Notícias
- Arte - 12:48 Exposição destaca arte de crianças com deficiência em mostra no Bioparque
- Campo Grande - 12:18 'Mutirão Todos em Ação' será no próximo sábado no Distrito de Anhanduí
- Esporte - 11:50 Atletas de Três Lagoas conquistam 4 medalhas no Brasileiro de Muay Thai
- Educação - 11:35 Oito lições para escrever a redação do Enem 2025 sem improviso
- Naviraí - 11:25 Polícia Civil prende homem por latrocínio e ocultação de cadáver em Naviraí
- Reconhecimento - 10:55 Pecuária de MS ganha prêmio internacional por inovar em crédito de carbono
- Saúde - 10:39 Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
- Acidente de Trânsito - 10:15 Colisão deixa uma mulher morta e dois feridos na BR-163
- Stock Car - 09:50 Stock Car chega nesta quinta com shows, brindes e exposição de carros no Parque das Nações Indígenas
- A Fazenda - 09:20 Vote na Enquete: Quem será o próximo Fazendeiro de A Fazenda 17