Geral
Pecuária de MS ganha prêmio internacional por inovar em crédito de carbono
Reportagem da Revista DBO destaca pioneirismo brasileiro e marca inédita no cenário global
Quarta-feira, 22 Outubro de 2025 - 10:55 | Sandra Salvatierre

O pioneirismo da pecuária de Mato Grosso do Sul foi reconhecido internacionalmente com a conquista da medalha de prata no IFAJ Star Prize 2025, prêmio mundial promovido pela International Federation of Agricultural Journalists (IFAJ). O anúncio aconteceu no sábado, 18 de outubro, em Nairóbi, Quênia, durante o encerramento do congresso anual da federação, que reúne jornalistas especializados em ciência agroindustrial de 60 países.
A reportagem vencedora, intitulada “Crédito de carbono chega à pecuária”, capa da edição de julho de 2024 da Revista DBO, é de autoria do jornalista Ariosto Mesquita Duarte, mineiro radicado em Campo Grande (MS) desde 1986, que também assina as fotos, inclusive a capa. O trabalho, em seis páginas, detalha os primeiros contratos de crédito de carbono firmados por pecuaristas brasileiros, abrindo caminho para uma nova fonte de renda em propriedades rurais sustentáveis. O principal case apresentado é da Fazenda Saltinho, em Camapuã (MS).
Em março de 2024, o proprietário Elinaldo Paniago assinou contrato que prevê o recebimento de US$ 270 mil (aproximadamente R$ 1,45 milhão na cotação de 17/10/2025) em 2029. O valor é resultado das práticas de conservação aplicadas em 1.729 hectares, incluindo a própria Fazenda Saltinho e a Fazenda Santa Stella, arrendada em Chapadão do Sul (MS). O modelo gera créditos de carbono que são adquiridos por empresas especializadas e revendidos a emissores que precisam compensar suas emissões, tornando a iniciativa financeiramente viável e ambientalmente relevante.
Esta é a quarta premiação internacional na carreira de Ariosto Mesquita, que completará 40 anos de jornalismo em dezembro. Ele já havia sido reconhecido três vezes pelo Prêmio Alltech de Jornalismo, em Lexington (EUA), nos anos de 2016, 2017 e 2019. No Brasil, este é o 39º prêmio recebido pelo jornalista, formado em jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com pós-graduação em marketing e mestrado em produção e gestão agroindustrial.
O reconhecimento da reportagem de Mesquita na categoria mídia impressa foi comemorado pela Rede Brasil de Jornalistas Agro (Agrojor), da qual ele é associado fundador. A entidade também obteve outro destaque no Quênia: 2º lugar na categoria Cultura Rural, conquistado pelo jornalista Leandro Fidelis, da Revista Conexão Safra (ES). Ambos são os primeiros brasileiros a serem reconhecidos pelo IFAJ, que abre participação a profissionais de imprensa de 60 países.
O prêmio reforça o protagonismo da pecuária de Mato Grosso do Sul na inovação ambiental e evidência o reconhecimento global do jornalismo agroindustrial brasileiro, destacando criatividade, sustentabilidade e excelência profissional como diferenciais estratégicos do setor.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Campo Grande - 13:00 Vila Morena vira Cidade da Juventude em novembro
- Arte - 12:48 Exposição destaca arte de crianças com deficiência em mostra no Bioparque
- Campo Grande - 12:18 'Mutirão Todos em Ação' será no próximo sábado no Distrito de Anhanduí
- Esporte - 11:50 Atletas de Três Lagoas conquistam 4 medalhas no Brasileiro de Muay Thai
- Educação - 11:35 Oito lições para escrever a redação do Enem 2025 sem improviso
- Naviraí - 11:25 Polícia Civil prende homem por latrocínio e ocultação de cadáver em Naviraí
- Reconhecimento - 10:55 Pecuária de MS ganha prêmio internacional por inovar em crédito de carbono
- Saúde - 10:39 Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
- Acidente de Trânsito - 10:15 Colisão deixa uma mulher morta e dois feridos na BR-163
- Stock Car - 09:50 Stock Car chega nesta quinta com shows, brindes e exposição de carros no Parque das Nações Indígenas