Geral
Projeto de lei estabelece curso para desengasgar bebês durante pré-natal
Manobra é uma ação de primeiros socorros que pode ser aplicada por qualquer pessoa
Sexta-feira, 12 Julho de 2024 - 09:52 | Redação

Começou a tramitar nesta quinta-feira (11), o Projeto de Lei 163/2024, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), que estabelece a realização de orientação e treinamento sobre a manobra de Heimlich (manobra de desengasgo) durante o acompanhamento pré-natal das gestantes assistidas na rede de saúde pública e privada do Estado de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o projeto, a manobra de Heimlich é um método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas. Essa técnica, que consiste em apertar a traqueia da vítima abraçando-a por trás, é simples e eficaz para salvar vidas em casos de engasgo.
O texto menciona que o pré-natal das gestantes realizado na rede de saúde pública e privada deverá conter, dentre os seus procedimentos, a realização de orientação e treinamento sobre a manobra de desengasgo para socorro em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita em bebês.
Participarão da orientação e treinamento os pais ou responsáveis legais do bebê. A capacitação será ministrada por profissionais da saúde com qualificação, conteúdo e carga horária mínima definida.
“A aprovação dessa proposta legislativa que torna obrigatória a divulgação da manobra de Heimlich nas unidades de saúde públicas e privadas de nosso estado, além da ministração de cursos para os pais ou responsáveis legais do bebê, que pode contribuir para reduzir o número de óbitos por asfixia acidental. Essa medida potencial pode salvar vidas e melhorar a saúde da população”, destacou o deputado Lucas de Lima.
Últimas Notícias
- Polícia - 15:00 Operação contra tráfico de drogas prende seis pessoas em Eldorado
- Adulterações - 14:40 Sindicatos alertam que fim de vistorias pode aumentar fraudes veiculares
- Diversão - 14:35 Trupe pernambucana traz a arte de Chico Science para Campo Grande
- Economia - 14:16 Alface e melão têm queda, mas frio encarece limão e hortaliças no Ceasa/MS
- Oportunidade - 14:12 MS seleciona preceptores para o Mais Saúde com Agente
- Oportunidades - 13:32 Senai oferece bolsa integral para graduação em MS
- Iluminação - 13:00 MS investe em iluminação pública sustentável com tecnologia solar
- Dourados - 12:53 Vídeo: Ladrão arromba porta de marmitaria e furta R$ 400 em dinheiro
- Economia - 12:30 Caixa libera abono salarial para nascidos em julho e agosto
- Tentativa de homicídio - 12:11 Homem é esfaqueado por casal dentro de casa no bairro Amambaí