Geral
Projeto de lei estabelece curso para desengasgar bebês durante pré-natal
Manobra é uma ação de primeiros socorros que pode ser aplicada por qualquer pessoa
Sexta-feira, 12 Julho de 2024 - 09:52 | Redação

Começou a tramitar nesta quinta-feira (11), o Projeto de Lei 163/2024, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), que estabelece a realização de orientação e treinamento sobre a manobra de Heimlich (manobra de desengasgo) durante o acompanhamento pré-natal das gestantes assistidas na rede de saúde pública e privada do Estado de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o projeto, a manobra de Heimlich é um método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas. Essa técnica, que consiste em apertar a traqueia da vítima abraçando-a por trás, é simples e eficaz para salvar vidas em casos de engasgo.
O texto menciona que o pré-natal das gestantes realizado na rede de saúde pública e privada deverá conter, dentre os seus procedimentos, a realização de orientação e treinamento sobre a manobra de desengasgo para socorro em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita em bebês.
Participarão da orientação e treinamento os pais ou responsáveis legais do bebê. A capacitação será ministrada por profissionais da saúde com qualificação, conteúdo e carga horária mínima definida.
“A aprovação dessa proposta legislativa que torna obrigatória a divulgação da manobra de Heimlich nas unidades de saúde públicas e privadas de nosso estado, além da ministração de cursos para os pais ou responsáveis legais do bebê, que pode contribuir para reduzir o número de óbitos por asfixia acidental. Essa medida potencial pode salvar vidas e melhorar a saúde da população”, destacou o deputado Lucas de Lima.
Últimas Notícias
- Dourados - 07:21 Avô acusado de estupro contra netos é preso em Dourados
- Empregabilidade - 07:00 Ação de empregos tem foco em PCDs
- Charge - 06:47 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação