• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Acrissul recebe criador de sistema que identifica bovinos pelo focinho

QR Cattle permite rastrear animais com segurança e eficiência; tecnologia será testada em zebuínos no MS

Quarta-feira, 29 Outubro de 2025 - 18:50 | Sandra Salvatierre


Acrissul recebe criador de sistema que identifica bovinos pelo focinho
O sistema foi apresentado ao Chefe-geral da Embrapa-Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa (Toti), e ao chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Luiz Orcírio Fialho de Oliveira. A Acrissul busca firmar convênio com a Embrapa para validação científica da tecnologia. (Foto: Fabiola Camilo | Assessoria de Imprensa).

A diretoria da Acrissul recebeu na segunda-feira (27) o criador do sistema QR Cattle, tecnologia inovadora que identifica bovinos pelo focinho, característica única equivalente à impressão digital humana, permitindo rastrear e cadastrar os animais com segurança e eficiência.

Desenvolvida pelo gaúcho Flávio Malmann, ex-tabelião e entusiasta da identificação animal, a tecnologia prevê que até 2032 todos os bovinos do Brasil serão identificados e rastreados.

O sistema foi apresentado ao Chefe-geral da Embrapa-Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa (Toti), e ao chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Luiz Orcírio Fialho de Oliveira. A Acrissul busca firmar convênio com a Embrapa para validação científica da tecnologia.

Segundo o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, após a validação, a associação oferecerá a tecnologia aos associados como alternativa à marca-fogo, brincos e botons, que possuem custo por animal.

 

Demonstrações e experimentações

Na tarde do mesmo dia, Flávio Malmann apresentou a tecnologia a um grupo de pecuaristas na sede da Acrissul e realizou demonstração a campo com animais de elite da Agropecuária Ribalta, que participarão da Expogenética MS 2025.

O desenvolvimento do QR Cattle levou cinco anos de trabalho e foi lançado neste ano no Rio Grande do Sul, durante a Expointer, em Esteio. Esta é a primeira vez que a tecnologia é testada em zebuínos no Mato Grosso do Sul, e pecuaristas associados à Acrissul já se disponibilizaram a experimentá-la em suas propriedades.

Segundo Malmann, o sistema permite cadastrar até mil animais em um mesmo dia sem conexão com a internet, com atualização das informações posteriormente, quando o celular estiver online.

 

 

 

SIGA-NOS NO Google News