• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Seis pessoas são indiciadas por furto de energia elétrica na Capital

Ação conjunta com a coordenação da 1ª DP-CG, com o apoio da Polícia Científica e da concessionária Energisa

Quarta-feira, 29 Outubro de 2025 - 17:50 | Issel Chaia


Seis pessoas são indiciadas por furto de energia elétrica na Capital
(Foto: Divulgação/PCMS)

A Operação Zero Gato, deflagrada na manhã desta quarta-feira (29), combate furtos de energia elétrica e fraudes na medição do consumo de residências e comércios, no centro de Campo Grande.

A ação, coordenada pela 1ª DP-CG, com o apoio da Polícia Científica e da concessionária Energisa, contou com três equipes policiais, uma equipe da perícia técnica e quinze equipes da empresa concessionária, a partir de mapeamentos e vistorias realizadas em vários endereços da cidade.

Divergências nos registros de consumo de energia foram identificadas, a partir de informações repassadas pela Energisa, em alguns imóveis e, a partir de fiscalizações, as suspeitas foram confirmadas. Seis pessoas, ao fim da operação, foram encaminhadas para a 1ª DP-CG e responderão pelo furto de energia elétrica.

Seis pessoas são indiciadas por furto de energia elétrica na Capital
(Foto: Divulgação/PCMS)

Conforme o delegado titular da 1ªDP-CG, Danilo Mansur, o desvio de energia pode configurar crimes de furto ou estelionato, além de ser arriscado para a população.

“Além de ser crime, o ‘gato’ pode causar acidentes graves, como incêndios e explosões, e é uma das principais causas de mortes relacionadas à energia elétrica no país”, afirma o delegado.

Seis pessoas são indiciadas por furto de energia elétrica na Capital
(Foto: Divulgação/PCMS)

De acordo com a representante de Relações Institucionais da Energisa, Denise Simões, as fiscalizações são realizadas constantemente, em todo o Mato Grosso do Sul, com o apoio das forças de segurança.

“Toda semana estamos em algum ponto de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Polícia, realizando ações rigorosas para reduzir o número de furtos. Essa prática traz prejuízos à rede elétrica, compromete a qualidade do fornecimento, aumenta o custo da energia para os demais consumidores e coloca vidas em risco”, alegou a representante.

As fraudes no consumo de energia no país, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ultrapassam 31,5 mil gigawatts, sendo o volume suficiente para abastecer grande parte dos imóveis do estado.

Qualquer pessoa pode denunciar suspeitas de furto de energia, por meio dos canais oficiais da Energisa, ou pelo número 0800-722-7272, com sigilo total da identificação do denunciante. As investigações seguem em andamento para identificar outros pontos irregulares na capital. 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  operacao  energia-eletrica  gato