Geral
Projeto autoriza criação de auxílio-creche para famílias de baixa renda
Segunda-feira, 10 Junho de 2019 - 18:39 | Redação
O Projeto de Lei 2426/19 autoriza os municípios e o Distrito Federal a pagar um auxílio financeiro para que famílias de baixa renda possam matricular crianças de 0 a 5 anos em creches privadas. A autorização será válida apenas quando não houver vagas suficientes nas instituições públicas. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96).
A proposta em análise na Câmara dos Deputados é de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) e já foi aprovado pelo Senado. Segundo Serra, atualmente 34% das crianças entre 0 e 3 anos não frequentam estabelecimentos de educação infantil porque não há vagas. “Criança fora de creche, criança com escola deficiente e de família pobre será pobre”, disse. “Isso cria o chamado círculo em que a pobreza gera pobreza.”
O texto autoriza a criação do novo programa desde que existam recursos disponíveis. O auxílio será distribuído às famílias cadastradas no Programa Bolsa Família com crianças de até cinco anos cujos pais não contam com auxílio-creche ou pré-escolar das empresas em que trabalham.
O valor do benefício será determinado pelo gestor local, não poderá consumir recursos destinados à educação básica pública e poderá ser reajustado anualmente pela inflação (IPCA). Para a manutenção do auxílio, é preciso que os pais comprovem o pagamento mensal da creche privada.
Conforme a proposta, caso haja carência de vagas nas unidades públicas ou conveniadas de educação infantil, os sistemas de ensino terão que divulgar, a cada ano letivo, por meio da internet, os critérios adotados para a matrícula, assim como a lista de espera dos interessados, com ordem de classificação e o cronograma para as chamadas seguintes.
Tramitação - A proposta será analisada pelas comissões de Educação; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
Últimas Notícias
- Procura-se - 19:01 Delegacia de Bela Vista pede ajuda para localizar foragido
- Cancer de mama - 18:32 Grupo Onça Pintada oferece atendimentos gratuitos em Nova Itamarati
- Maior apreensão do ano - 18:01 Carga de milho esconde mais de 20 toneladas de maconha em Amambai
- Oportunidades - 17:57 UFGD divulga relação de candidatos por vaga dos cursos do Vestibular 2026
- Detran - 17:32 Portal Meu Detran agora mostra faltas do exame prático
- Oportunidades - 17:00 Unimed realiza mutirão de vagas neste sábado na Capital
- Saúde Pública - 16:51 Pacientes se abanam com papelão
- Parque dos Poderes - 16:25 Caminhão tomba após errar saída em rotatória na Capital
- Caarapó - 16:01 Vídeo: Polícia e indígenas entram em conflito em área retomada
- Rainha - 15:50 Estudante da UFMS do Pantanal é eleita Rainha do Rodeio