Geral
Programa Negócio Cultural é lançado para comunidades acadêmicas
Ação visa contribuir com o desenvolvimento sustentável da população de Campo Grande
Segunda-feira, 03 Outubro de 2022 - 19:18 | Redação

Duas instituições de ensino superior aderiram ao Programa Negócio Cultural na última sexta-feira (30/09). A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), através de seus respectivos reitores, assinaram o termo de adesão ao programa trazido pela Águas Guariroba para Campo Grande como forma de fomentar o empreendedorismo dos participantes. A iniciativa oferece oficinas gratuitas para microempreendedores locais, pequenos produtores e jovens a partir de 15 anos. Patrocinado pela concessionária, o projeto é realizado pela Ecotransforma Produções e NTICS Projetos.
Paulo Antunes, diretor de Relações Institucionais da Aegea Regional 1, explica que o Negócio Cultural é uma das iniciativas trazidas pela Águas Guariroba para contribuir com o desenvolvimento sustentável da população de Campo Grande oferecendo acesso ao conhecimento.
“Eu acredito que toda parceria agrega valor para as partes envolvidas. A Aegea, com o Programa Negócio Cultural, visa levar o empreendedorismo para estudantes, para negócios na informalidade ou na formalidade. E no tocante a estudantes, este conteúdo do Negócio Cultutal pode agregar muito como extracurricular para os acadêmicos e até para a comunidade universitária. Então eu acredito que só tem a somar, a agregar valor para as duas instituições: UCDB e UFMS em parceria com a Águas Guariroba e Aegea”, afirmou o diretor Paulo Antunes.

Na UCDB o termo de parceria foi assinado pelo reitor Padre José Marinoni. Na UFMS, a assinatura aconteceu no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão com a presença de pró-reitores, diretores de agências e unidades, além de empresas juniores e startups da Universidade.
Marcelo Turine, reitor da UFMS, destacou que o programa Negócio Cultural é uma oportunidade para que os estudantes, professores, técnico e terceirizados possam, cada vez mais, aprender com atividades extracurriculares. “A gente quer oportunizar que essa comunidade toda saiba o que é empreendimento social, o que é o Negócio Cultural. Este é um curso muito interessante e totalmente online”, comentou Turine.
Os cursos do Negócio Cultural são abertos a todos que desejam participar, basta fazer inscrição no site - negociocultural.com.br. Para ampliar o alcance do programa na Capital, a Águas Guariroba já realizou parcerias com o Sebrae, Associação Comercial de Campo Grande e Cidade dos Meninos, oferecendo os cursos da plataforma para as comunidades vinculadas a essas instituições.
A metodologia do curso do Programa Negócio Cultural estimula a busca pelo conhecimento baseado na reflexão, interação com o meio e as vivências das pessoas. A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que integram a agenda ESG da Águas Guariroba, concessionária do Grupo Aegea em Campo Grande. Neste programa são trabalhados objetivos como: trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades e consumo e produção responsáveis.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060