Geral
Programa Justiça Restaurativa Escolar poderá ser expandido em MS
Ao todo, 16 escolas estaduais estão sendo atendidas na capital pelo programa em 2024
Sábado, 06 Julho de 2024 - 16:59 | Redação

O programa Justiça Restaurativa Escolar poderá ser expandido no Estado. A possibilidade foi discutida em reunião nesta semana na sede do Tribunal de Justiça, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Participaram representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e governo do Estado.
A Justiça Restaurativa é definida como um conjunto ordenado de técnicas, procedimentos e métodos próprios, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflito e violência. Assim sendo, desenvolver as práticas restaurativas no ambiente escolar pode contribuir para práticas educativas voltadas ao exercício do diálogo e ao fortalecimento de vínculos.
A parceria do Tribunal de Justiça com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal possibilita a atuação do programa nas escolas municipais e estaduais de Campo Grande desde 2012, com o objetivo de utilizar as práticas restaurativas como instrumento de transformação social.
Ao todo, 16 escolas estaduais estão sendo atendidas na capital pelo programa em 2024. E, neste momento seis municípios sinalizaram o interesse em implantar a Justiça Restaurativa Escolar.
No encontro, foi discutido a ampliação do termo de cooperação entre o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado para incluir o Ministério Público Estadual como parceiro da iniciativa e, com a união dos esforços destes órgãos públicos, fomentar a ampliação para diversas escolas públicas de MS.
Participaram da reunião a coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de MS, Desa. Elizabete Anache, o Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, a procuradora de justiça, Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira; o Secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher; do promotor de justiça da infância e juventude, Oscar de Almeida Bessa Filho; e da promotora de justiça, Ludmilla de Paula Castro Silva.
Últimas Notícias
- Turismo em Alta - 19:12 Turismo em MS cresce 92,6% e se destaca na maior feira da América Latina
- Justiça - 18:50 MPT condena concessionária ferroviária a cumprir 35 obrigações
- Despedida - 18:23 Gerente da Gazin que morreu na Capital será velado em Rio Brilhante
- Acidente na rodovia - 18:02 Vítima tem perna amputada após colisão de moto em caminhão na BR-060
- Sinalização viária - 17:47 "Pare" em local errado viraliza e MPMS apura irregularidades em Coxim
- Solidariedade - 17:38 Campanha Lenço Solidário mobiliza MS em apoio a pacientes com câncer
- "Culpa da cachaça" - 17:09 Marido culpa embriagez por golpear e matar esposa com facada no peito
- Decisão - 16:55 TRT-MS mantém validade de concurso público após parecer do MPT
- Clima - 16:50 Defesa Civil emite alerta amarelo de chuvas intensas para Campo Grande
- Mulher - 16:30 Capital recebe campanha 'Banco Vermelho' contra violência e feminicídio