Geral
Professores poderão ter carteira digital de identificação em MS
Proposta é destinada a docentes com vínculos nas universidades públicas e privadas
Quarta-feira, 23 Agosto de 2023 - 13:32 | Redação

Docentes do Estado de Mato grosso do Sul podem ter uma Carteira Digital de Identificação criada, caso o Projeto de Lei 250/2023, apresentado nesta semana seja aprovado. A proposta, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), é destinada a professores com vínculos nas universidades públicas e privadas.
De acordo com a propositura, o objetivo é a “personalização da identidade desses profissionais, assegurando-lhes a facilidade na identificação pessoal em qualquer situação, especialmente nos acessos e participações em eventos públicos e privados voltados à área de atuação”.
O projeto determina que a carteirinha será gratuita aos docentes, disponibilizadas pelos respectivos estabelecimentos de Ensino Superior situados no Estado de Mato Grosso do Sul e deverá seguir o padrão e modelo único nacional, caso existente, aplicando-se no que couber o disposto na Lei Federal n. 12.933, de 26 de agosto de 2013.
As instituições de ensino ainda estabelecerão em regulamento a segurança, as formas de autenticidade, a validade e o cadastro institucional para o fim da certificação digital, mantendo ainda o sigilo dos dados pessoais fornecidos. O deputado autor justificou que a proposta vem ao encontro de pedido de associações de docentes.
“O projeto atende aos anseios dos profissionais do Ensino Superior, pois cabe ressaltar que não raro os docentes são convidados para participar de eventos diversos ou acessarem determinados benefícios previstos em lei, como é o caso da meia-entrada, contudo, deparam-se com a burocracia do cadastramento que, geralmente, precisam apresentar outros documentos para comprovação da condição profissional, criando-lhes dificuldades e constrangimentos”, explicou o deputado.
A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
(Com informações da assessoria de imprensa da ALEMS)
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060
- Ponta Porã - 13:12 Polícia de MS prende foragido da Justiça do PR
- Corumbá - 12:50 Jovem de 19 anos fica ferido em colisão entre carro e motocicleta
- Acidente Fatal - 12:11 Motorista morre após acidente de trânsito na BR-163