Geral
Procon-MS notifica 50 postos de combustíveis no interior
Quarta-feira, 06 Março de 2019 - 16:51 | Redação
A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) , órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), recebeu, somente nos três últimos meses (dezembro, janeiro e fevereiro), 50 denúncias que motivaram a notificação de postos de combustíveis.
Parte das notificações pede que estabelecimentos comerciais a justifiquem a prática de preços que, muitas vezes, são considerados abusivos. Como parte das notificações foi solicitada a apresentação de planilhas com informações diversas que, analisadas poderão determinar a aplicação de multa às empresas que estejam descumprindo as normas para o bom atendimento ao consumidor.
Entre as informações solicitadas, destaque para o valor da compra de óleo diesel na distribuidora, o preço na bomba para venda ao consumidor e o respectivo percentual de diferença, o que configura o lucro obtido pelo posto de serviços em questão. Para a gasolina e o etanol, a pesquisa visou verificar o valor unitário (preço) do litro de cada um dos combustíveis.
Especificamente para este caso há que se observar a Lei estadual que determina a redução da alíquota incidente de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de 17% para 12%, com determinação de repasse imediato ao consumidor.
Uma das questões levantadas é o repasse das reduções do preço da gasolina ao consumidor final, quando da queda dos valores nas refinarias. Caso isso não esteja acontecendo, informar as razões técnicas ou operacionais que possam justificar o fato dessas reduções não chegarem às bombas e, com isso, não beneficiar o consumidor. Observe-se que quando se trata de
As notificações deixam claro que as informações solicitadas devem ser acompanhadas de documentos que comprovem a sua veracidade, tais como Nota Fiscal de aquisição do produto junto às distribuidoras, cupom fiscal de venda ao consumidor e, ainda, livro de movimentação de combustível.
No atendimento às reclamações, equipes do Procon Estadual estiveram em nove municípios: Em dezembro foram notificados dez postos em Maracaju; já em janeiro, 11 estabelecimentos fiscalizados em Naviraí; no mês de fevereiro foram Costa Rica (4 postos), Nova Alvorada do Sul (3), Terenos (4), Ribas do Rio Pardo (5), Sidrolândia (8), Dois Irmãos do Buriti (2) e Corguinho (3).
Últimas Notícias
- Amambai - 18:00 Moto apreendida transportava 25 quilos de skunk
- Saúde - 17:53 Brasil e Paraguai unem forças para fortalecer a saúde nas fronteiras
- Maracaju - 17:35 Veículo furtado de Recife (PE) encontrado com tonelada de drogas
- Saúde - 17:17 Faculdade oferece atendimento nutricional gratuito em Campo Grande
- Oportunidades - 17:05 Abertas 94 vagas para entrevistas sociais
- Polícia - 16:59 Adolescente com carga milionária de drogas
- Limpeza - 16:38 Prefeitura de Três Lagoas revoga Taxa do Lixo
- Meio Ambiente - 16:25 Construções em área de preservação deve passar por ajuste de conduta
- Batayporã - 16:10 Mulher falsificava autorização para retirar cesta básica em CRAS
- Prevenção de golpe - 16:00 OAB lança plataforma de verificação para prevenção de golpes