Geral
Procon-MS fiscaliza e notifica postos de combustíveis na região Norte
Quinta-feira, 23 Maio de 2019 - 19:21 | Redação
Em operação que tem envolvido Procons Estadual e Municipal além da Agencia Nacional de Petróleo – ANP, equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast está desenvolvendo diligências em postos de combustível na região norte do Estado no sentido de verificar o cumprimento da legislação.
Nesta semana a equipe do Procon Estadual se encontra na região Norte do Estado tendo como base o município de Rio Verde de Mato Grosso e de lá desencadeando fiscalização nos município próximos onde foram notificados estabelecimentos de Camapuã (4), Chapadão do Sul ()3), Figueirão (1) e Sonora (4), além de Rio Verde (4). O objetivo principal dos trabalhos é solicitar junto aos empreendimentos comerciais, justificativas à prática de preços que, muitas vezes, são considerados abusivos.
Como parte das notificações foi solicitada a apresentação de planilhas com informações diversas que, analisadas, poderão determinar a aplicação de multa às empresas que estejam descumprindo as normas para o bom atendimento ao consumidor. Entre os itens solicitados, destaque para o valor da compra de óleo diesel na distribuidora, o preço na bomba para venda ao consumidor e o respectivo percentual de diferença, o que configura o lucro obtido pelo posto de serviços em questão.
Especificamente para o óleo diesel há que se observar a Lei estadual que determina a redução da alíquota incidente de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços(ICMS), de 17% para 12%, com determinação de repasse imediato ao consumidor. Para a gasolina e o etanol, a pesquisa visa verificar o valor unitário (preço) do litro de cada um dos combustíveis.
As notificações deixam claro que as informações solicitadas devem ser acompanhadas de documentos que comprovem a sua veracidade, tais como Nota Fiscal de aquisição do produto junto às distribuidoras, cupom fiscal de venda ao consumidor e, ainda, livro de movimentação de combustível.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:40 Comissão investigará Consórcio
- Campo Grande - 18:12 Homem é preso por roubar e tentar estuprar motorista de aplicativo
- Dourados - 17:50 Padeiro é agredido a pauladas durante briga
- Economia - 17:15 Novas datas para pagar o IPTU
- Ponta Porã - 17:00 Investigação indica feminicídio planejado
- Campo Grande - 16:50 Parque Santa Inês celebra aniversário com cinema gratuito ao ar livre
- Agendão - 16:32 MS tem Festival, teatro e feiras culturais neste fim de semana
- Nacional - 16:03 Daniel Vorcaro chega a Brasília em voo da PF e vai para presídio federal
- Economia - 15:50 Em MS, robôs autônomos movimentam celulose dentro de fábrica
- Cultura - 15:41 Ney Matogrosso e Chico Chico são destaques do Festival da Juventude

