• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Primavera pode registrar calor histórico de até 44 °C em MS

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, a estação deve alternar entre calor extremo e fortes pancadas de chuva, com risco de enchentes em algumas regiões

Terça-feira, 16 Setembro de 2025 - 09:35 | Luiza Ferraz


Primavera pode registrar calor histórico de até 44 °C em MS
As temperaturas máximas ficarão 5 a 8°C acima das médias máximas. (Foto: Luciano Muta)

A primavera começa no próximo dia 22 de setembro, às 14h19, e se estende até 21 de dezembro, às 11h03. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho, a estação promete temperaturas elevadas e chuvas fortes em todo o Estado.

Na Primavera ocorrem as primeiras mudanças no regime de chuvas e temperaturas no estado. São previstas, pancadas de chuva rápidas, trovoadas, descargas elétricas e rajadas de ventos fortes, que vão se intensificando nas tardes e início da noite. 

Altas Temperaturas

As temperaturas máximas ficarão 5 a 8°C acima das médias máximas no norte do Estado, variando entre 37°C e podendo atingir os 42°C em Cassilândia, Coxim e Pedro Gomes. A região Leste poderá atingir as temperaturas mais altas da história, acima de 44°C em Água Clara, Bataguassu, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas.

A umidade relativa do ar, pode apresentar valores abaixo do 20% no fim inverno e promete continuar na primavera.  As temperaturas do ar e do solo no mês de Setembro não estão elevadas, mas a massa de ar quente no centro-oeste, está mais fortalecida nas regiões Norte e Nordeste, criando bolhas de umidade extremamente baixas entre Cassilândia, Chapadão do Sul, Paranaíba e Três Lagoas, bloqueando as frentes frias no Sul do país. As condições nessas regiões podem facilitar as queimadas.

Chuvas

Chuva, granizos, muitos raios e enchentes podem ocorrer com ventos extremamente agressivos, acima de 70km/h. A previsão é de ocorrer várias vezes, principalmente no Centro-sul do Estado, podendo gerar perdas de animais como bois, cavalos e animais de pequeno porte.

São necessários alertas para chuvas e trovoadas com raios e ventos em curtos períodos, que geram enchentes e inundações. 

Pode voltar a chover entre os dias 28 e 30 do mês de Setembro de forma irregular, isoladas e de baixos volumes principalmente no Sul, Sudoeste e Centro de MS. Demais regiões continua o alerta de estiagens. 

Entre Bodoquena, Corumbá, Forte Coimbra, Ladário e Miranda, a chuva poderá ser de pouco volume.  Alerta de rajadas de vento acima de 60km/h devem ocorrer entre uma e duas vezes em Outubro nas cidades de Bonito, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ivinhema, Naviraí, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia.

Entre 20 de Novembro e 10 de Dezembro estão previstas chuvas com enchentes e número de raios acima das médias.

Ventos

Ventos mais fortes e intensos são esperados no Sul, Sudoeste, Sudeste e Centro do Estado, principalmente no mês de Outubro e parte de Novembro. É de se esperar rajadas de ventos que devem ser superiores a 60kmh, com chuvas e granizos e, no estado. Há 90% de probabilidade em ocorrer danos consideráveis no Centro-Sul, 70% nas regiões Sudeste e Leste e de 50% nas regiões Oeste e Norte do Estado causados por ventos de rajadas e pancadas. A chegada de ventos fortes pode trazer também, descargas elétricas, trovoadas e pancadas de chuva associados ao granizo nesses dois primeiros meses da estação.

SIGA-NOS NO Google News