Geral
Presos fazem manutenção em universidade
Sábado, 20 Abril de 2019 - 08:00 | Redação
Está em funcionamento há cerca de 30 dias um convênio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com o Conselho da Comunidade de Campo Grande para contratação de mão de obra prisional para prestação de serviços gerais e de jardinagem. Inicialmente, foram abertas 15 vagas, cujos presos estão cumprindo jornada de trabalho na Cidade Universitária, localizada na Av. Costa e Silva, no bairro Pioneiros. No mês de maio, o quantitativo deve dobrar, sendo que até o mês de julho a ampliação deve chegar a 60 vagas.
A seleção dos reeducandos é feita pelo Conselho da Comunidade, que também realiza o transporte diário e o pagamento do salário dos detentos. Neste momento, os trabalhos estão concentrados em pequenos reparos da parte hidráulica, elétrica, alvenaria e pintura, sendo que a partir de maio o grupo começará a atuar também na limpeza de toda área verde e até julho toda a parte de manutenção da universidade esteja nas mãos dos presos.
Por meio da parceria, a instituição de ensino reduzirá gastos com a contratação de pessoal para serviços de apoio, bem como contribuirá com a reinserção do reeducando na sociedade.
Outras instituições já optaram pelo uso da mão de obra prisional para serviços de manutenção, como a Prefeitura do Parque dos Poderes, onde 25 presos prestam serviços diariamente. Outros 20 detentos são contratados pelo Parque das Nações Indígenas. Todos eles encaminhados pelo Conselho da Comunidade de Campo Grande.
Últimas Notícias
- Exames - 20:01 Centro de Saúde oferece testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites
- Campo Grande - 19:50 Reunião na antiga rodoviária discute futura lei da doação de alimentos
- Política - 19:35 Executivo envia alterações no Estatuto dos Militares e adequações em normas
- Imprensa - 19:19 STF admite responsabilizar jornal por acusação falsa de entrevistado
- Campo Grande - 18:59 Prefeitura capacita 51 Guardas Civis Metropolitanos com curso
- Interior - 18:39 Jovens de Três Lagoas farão Juramento à Bandeira nesta sexta-feira
- Oportunidade - 18:10 Funsat realiza ação itinerante com mais de 50 vagas na sexta-feira (1)
- Economia - 17:59 Lula: não pode haver desoneração sem contrapartida a trabalhadores
- Tragédia - 17:39 Homem morre enquanto roçava mato em Dourados
- Eleições 2024 - 17:15 Lucas de Lima confirma que é pré-candidato à prefeitura da Capital