Geral
Prefeito explica atendimento ampliado na saúde
Sexta-feira, 04 Janeiro de 2019 - 18:30 | Redação
O prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) participou na noite desta sexta-feira, dia 4 de janeiro, do programa Cidade Alerta MS, da TV MS Record ao vivo. Na ocasião, ele explicou o funcionamento das unidades básicas de saúde da Capital. “Elas passarão a funcionar das 7h às 19h”, anunciou o prefeito.
O Diário Digital já tinha adiantado o horário estendido nas unidades de saúde em matéria publicada no dia 2. O processo de ampliação do horário de atendimento começa na próxima segunda-feira, 7, quando oito unidades já devem funcionar de 07h às 19h ininterruptamente, ou seja, sem intervalo para almoço.
Conforme o prefeito, o objetivo é facilitar o acesso da população à saúde, já que muitas pessoas deixam de buscar o atendimento na atenção básica justamente por causa do horário.
Nesta primeira etapa terão o horário estendido as seguintes unidades: UBSF Moreninha, UBSF UBSF Nova Bahia, UBSF Vila Fernanda, UBSF Vila Nasser, UBSF Santa Carmélia, UBSF Jardim Botafogo, UBSF Iracy Coelho e UBSF Los Angeles, além da UBSF Portal Caiobá que já teve o atendimento ampliado implantado.
Em dias de coleta de exames laboratoriais, as unidades abrirão às 06h, conforme definido em cada unidade. Ao menos três unidades de saúde de cada um dos sete distritos urbanos de Campo Grande devem ter o horário ampliado até o fim do mês.
Com isso, 21 das 68 unidades da rede passarão a funcionar em horário diferenciado ainda este mês, incluindo a Clínica da Família – Nova Lima que já funciona de 07h às 19h.
Abaixo a relação das unidades que terão horário de atendimento ampliado:
ANHANDUIZINHO
Los Angeles
Iracy Coelho
Jardim Botafogo
Dona Neta
BANDEIRA
Moreninhas III
Itamaracá
Universitário
IMBIRUSSU
Ana Maria do Couto,
Albino Coimbra
Serradinho
LAGOA
Vila Fernanda
Tarumã
São Conrado
Portal Caiobá
SEGREDO
Vila Nasser
Estrela do Sul
São Francisco
PROSA
Nova Bahia
Estrela Dalva
Jardim Noroeste
CENTRO
Vila Carvalho
UBS 26 de agosto
Fluxo de atendimento - O paciente ao chegar na UBS ele é recepcionado por uma profissional que conhece todo o funcionamento da unidade de saúde, sendo encaminhado para os respectivos setores. No caso da demanda espontânea (sem consulta agendada) a necessidade deste paciente é ouvida e avaliado a gravidade da demanda, sendo atendido em tempo adequado.
Se o problema for agudo, o paciente é encaminhado para uma equipe que estará preparada para classificar a gravidade da necessidade, ou seja: se necessita de atendimento imediato, prioritário ou pode ser atendido no mesmo dia. Essa classificação de risco visa determinar enquanto tempo ele será atendido.
Como o próprio nome diz, em situações de atendimento imediato, os profissionais da unidade básica de saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos) se mobilizam para prestar o atendimento adequado e em situações graves encaminharem o paciente para uma unidade de pronto atendimento.
Se o caso for classificado como prioritário, o paciente será estabilizado e atendido pelo médico ou enfermeiro no intervalo entre as consultas programadas. Se o caso for mais simples, o paciente terá a consulta agenda para o mesmo dia, tendo a sua demanda atendida.
Após o atendimento necessário o paciente será orientado, encaminhado e receber as orientações necessárias para a continuidade do tratamento, com oferta dos vários serviços oferecidos na unidade.
Últimas Notícias
- Tragédia - 11:00 Vídeo: Criança de dois anos mata mãe com disparo acidental
- Três Lagoas - 10:30 Com menor de carona, veículo com 350 kg de maconha é apreendido
- Concurso - 10:00 Defensoria orienta pessoas com tatuagem interessadas na seleção dos Bombeiros
- Caracol - 09:30 Sacos de cimento são furtados de obra pública e recuperados
- Sancionada - 09:00 Em Dourados, lei proíbe contratar condenados por crimes sexuais
- Ponta Porã - 08:40 Operação da PF e SENAD apreende mais de 2 toneladas de droga
- Economia - 08:00 Mercado eleva previsão de expansão da economia para 2,18% em 2025
- Fé - 07:45 Imagem religiosa encontrada intacta após incêndio
- Economia - 07:00 Ministro confirma IR de 17,5% sobre rendimentos de aplicações
- Oportunidades - 18:02 UFGD abre inscrições para aluno especial em disciplinas de graduação