• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Policial Militar grava vídeo na língua terena para orientar indígenas

Sábado, 28 Março de 2020 - 09:55 | Redação


A Polícia Militar tem adotado medidas de combate ao coronavírus. Uma das ações da PM é de prestar informações de utilidade pública e, neste momento, é importante orientar a população sobre modo de prevenção do Covid-19. O 7º Batalhão de Polícia Militar, que tem como área de atuação as cidades de Aquidauana, Anastácio, Miranda e Dois Irmãos do Buriti, divulgou um vídeo com orientações na língua nativa terena.

Por ser responsável pela segurança das quatro cidades, tais trabalhos necessitam alcançar os diversos públicos e suas peculiaridades, como por exemplo, os índios da etnia terena da região. Pensando nisso, o Tenente-coronel PM Marcelo Santos do Amaral, Comandante do 7º BPM, mobilizou os policiais militares indígenas de seu efetivo, para juntos, elaborarem estratégias de alcance a esse povo amigo que, em sua grande maioria, reside no interior das aldeias.

Uma dessas ações foi concretizada com a importante participação do 3º Sargento PM Rosemiro, indígena da etnia terena, que trabalha no distrito de Taunay. De maneira voluntária, o policial gravou um vídeo aos seus patrícios, em sua língua nativa.

De forma simples e resumida, o sargento citou (em terena), as principais medidas de prevenção sugeridas pelo Ministério da Saúde, como: lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, evitar aglomerações se estiver doente, manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos pessoais e outras medidas legais de contenção. Ao final, agradeceu e conclamou a todos para juntos, lutarem contra esse mal.

(Com informações: O Pantaneiro)

SIGA-NOS NO Google News