Geral
Planejamento estratégico fortalece a gestão e a produtividade no campo em MS
No Dia do Agronegócio, veja como o Senar/MS impulsiona inovação e eficiência na área rural
Domingo, 09 Março de 2025 - 17:34 | Redação

A gestão estratégica das propriedades rurais é um fator decisivo para o fortalecimento do setor agropecuário em Mato Grosso do Sul. Para apoiar os produtores nesse desafio, o Senar/MS oferece conhecimento e ferramentas que tornam a administração das propriedades mais eficiente, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.
Um dos destaques dessa atuação é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que promove boas práticas e planejamento estratégico para otimizar a produtividade no campo. De acordo com o coordenador da ATeG, Nivaldo Passos, a tomada de decisão baseada em dados permite que o produtor invista com mais precisão e adote práticas mais eficazes.
“Sem a assistência do Senar/MS, o produtor toma decisão em cima do que acha. Com a assistência, toma decisão em cima do que tem certeza”, explica Passos.
Impacto na economia estadual
O crescimento das propriedades rurais reflete diretamente no desempenho econômico de Mato Grosso do Sul, que deve registrar um avanço de 6,86% no PIB em 2025, alcançando R$ 227,8 bilhões. A agropecuária se destaca com uma expansão prevista de 11,7%, a maior do país.
Além do aumento na produção, essa evolução impulsiona a demanda por insumos, serviços e mão de obra qualificada, aquecendo o mercado e atraindo novos investidores para o estado.
Capacitação e sustentabilidade
Além da assistência técnica, o Senar/MS investe na capacitação dos produtores por meio de cursos de gestão, promovendo uma administração rural mais sustentável. Segundo a coordenadora educacional do Senar/MS, Pauline Guimarães, as ações visam aprimorar a competitividade do setor e incentivar práticas agrícolas responsáveis.
“Estamos desenvolvendo cursos pelo Programa de Gestão em Produção de Grãos e Pecuária de Corte para fortalecer o setor e otimizar o uso dos recursos naturais, alinhados às exigências ambientais e às tendências de sustentabilidade”, destaca a coordenadora.
Últimas Notícias
- PMMS - 08:08 Boliviano é preso com quase 1 kg de cocaína em Corumbá
- Tempestade - 07:40 Tempestade derruba árvores e interdita ruas
- Tragédia familiar - 07:16 Homem é morto pelo próprio irmão
- Oportunidades - 07:00 Carreta-Escola do Senac estaciona no Pátio
- Charge - 06:51 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita
- MPT-MS - 19:09 Chapadão do Sul condenado por negligência com segurança do trabalho
- Iguatemi - 18:32 Quatro pessoas presas por furto de caminhão no Paraná
- Justiça - 18:00 Ministro pede explicações sobre escolta de Bolsonaro ao hospital
- MPMS - 17:42 Justiça suspende obras no entorno do Parque dos Poderes na Capital
- UFGD - 17:30 FIT 2025: UFGD disponibiliza catálogo com programação dos espetáculos