Geral
Planejamento estratégico fortalece a gestão e a produtividade no campo em MS
No Dia do Agronegócio, veja como o Senar/MS impulsiona inovação e eficiência na área rural
Domingo, 09 Março de 2025 - 17:34 | Redação

A gestão estratégica das propriedades rurais é um fator decisivo para o fortalecimento do setor agropecuário em Mato Grosso do Sul. Para apoiar os produtores nesse desafio, o Senar/MS oferece conhecimento e ferramentas que tornam a administração das propriedades mais eficiente, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.
Um dos destaques dessa atuação é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que promove boas práticas e planejamento estratégico para otimizar a produtividade no campo. De acordo com o coordenador da ATeG, Nivaldo Passos, a tomada de decisão baseada em dados permite que o produtor invista com mais precisão e adote práticas mais eficazes.
“Sem a assistência do Senar/MS, o produtor toma decisão em cima do que acha. Com a assistência, toma decisão em cima do que tem certeza”, explica Passos.
Impacto na economia estadual
O crescimento das propriedades rurais reflete diretamente no desempenho econômico de Mato Grosso do Sul, que deve registrar um avanço de 6,86% no PIB em 2025, alcançando R$ 227,8 bilhões. A agropecuária se destaca com uma expansão prevista de 11,7%, a maior do país.
Além do aumento na produção, essa evolução impulsiona a demanda por insumos, serviços e mão de obra qualificada, aquecendo o mercado e atraindo novos investidores para o estado.
Capacitação e sustentabilidade
Além da assistência técnica, o Senar/MS investe na capacitação dos produtores por meio de cursos de gestão, promovendo uma administração rural mais sustentável. Segundo a coordenadora educacional do Senar/MS, Pauline Guimarães, as ações visam aprimorar a competitividade do setor e incentivar práticas agrícolas responsáveis.
“Estamos desenvolvendo cursos pelo Programa de Gestão em Produção de Grãos e Pecuária de Corte para fortalecer o setor e otimizar o uso dos recursos naturais, alinhados às exigências ambientais e às tendências de sustentabilidade”, destaca a coordenadora.
Últimas Notícias
- Economia - 18:05 CMN simplifica crédito rural a populações tradicionais e extrativistas
- Executivo Municipal - 17:35 Prefeitura doa área para instalação do segundo campus do IFMS na Capital
- Combustíveis - 17:20 Preço médio da gasolina comum em Dourados é de R$ 6,27, aponta Procon
- Legislação - 17:10 Projeto prevê medidores de velocidade em veículos do Governo de MS
- Operação Contenção - 16:50 ONU pede investigação independente sobre operação no Rio de Janeiro
- Nova Andradina - 16:35 Mulher é agredida e ameaçada pelo companheiro em Nova Andradina
- Campo Grande - 16:10 Funcionário cai do telhado do Detran e fratura braços e dentes
- Atendimento - 15:50 TJMS orienta sobre novo número das vans do Juizado de Trânsito
- Campo Grande - 15:35 Condenado a 14 anos de prisão por morte encomendada por dívida
- Saúde - 15:10 Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel

