Geral
Painel inédito mostra dados sobre pessoas com autismo em MS
Ferramenta reúne dados sobre prevalência do TEA em Mato Grosso do Sul, com recorte por idade, sexo, cor, raça e municípios
Quarta-feira, 17 Setembro de 2025 - 14:14 | Welyson Lucas

O Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul (OCMS) lançou nesta segunda-feira (15), em Campo Grande, um painel inédito com informações detalhadas sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado e nos 79 municípios sul-mato-grossense. A plataforma reúne tabelas, mapas e gráficos interativos com dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o Ministério da Saúde, o TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social, além de comportamentos repetitivos e interesses restritos. Em Mato Grosso do Sul, 29.088 pessoas foram diagnosticadas, o que corresponde a 1,1% da população residente, estimada em 2,7 milhões de habitantes.
Faixa etária e sexo
Os dados mostram que a maior concentração de diagnósticos está entre crianças de 5 a 9 anos, com 4.237 registros. Homens são a maioria entre as pessoas com autismo, representando 60,6% dos casos (17.654 pessoas). A taxa de prevalência também revela predominância masculina em quase todas as faixas etárias.
Cor ou raça
Em relação à cor ou raça, 46,4% das pessoas diagnosticadas com TEA se declararam brancas, 44,4% pardas, 5,6% pretas, 2,6% indígenas e 1% amarelas.
Municípios
Quando analisados os municípios, Corguinho aparece com o maior percentual de população autista em relação ao número de habitantes: 2%. Em seguida estão Bela Vista (1,7%), Itaporã (1,6%), Cassilândia (1,5%) e Costa Rica (1,4%). Já os menores índices foram registrados em Rio Negro (0,4%) e Novo Horizonte do Sul (0,3%).
A plataforma também permite consultar informações sobre escolaridade e nível de instrução das pessoas com TEA, além de dados de saneamento básico, como acesso à rede geral de água e formas de abastecimento.
Comparativo nacional
O painel do OCMS apresenta ainda um comparativo entre estados brasileiros. Mato Grosso do Sul está no mesmo patamar que Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pará, todos com cerca de 1,1% de prevalência. Acre lidera o ranking nacional, com 1,6%, seguido do Amapá, com 1,5%.
Sobre o Observatório
Criado em 2024, o Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul é uma iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania (SEC/MS) e apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect). A instituição pretende fortalecer a cidadania ativa, promover o acesso a dados e subsidiar políticas públicas com informações qualificadas.
O painel completo pode ser acessado no site: www.observatoriodacidadania.ufms.br
Últimas Notícias
- Capturado - 15:50 Preso assassino de Victória Roberta
- Oportunidades - 15:15 UFGD divulga inscrições homologadas do Vestibular 2026
- Gastronomia - 14:50 Concurso nacional de gastronomia tem participantes de MS concorrendo
- Acidente aéreo - 14:30 Corpo de pecuarista é removido de local da queda de avião
- Painel da Inclusão - 14:14 Painel inédito mostra autismo em MS
- Moda - 13:50 Semana de Moda Inclusiva 2025 movimenta Campo Grande
- Política - 13:38 Ex-presidente Jair Bolsonaro recebe alta hospitalar
- Internet Gratuita - 13:35 Prefeitura de Corumbá garante Wi-Fi gratuito em ônibus urbanos
- Meio Ambiente - 13:00 Redução de áreas queimadas em MS
- Oportunidades - 12:18 Prazo de inscrição para o 34º Concurso da Magistratura termina neste dia 18