Geral
Operação 'Porco Solto' pune moradores que jogam lixo em locais públicos
Segunda-feira, 18 Fevereiro de 2019 - 16:54 | Redação
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) está intensificando as fiscalizações em relação ao despejo irregular de lixo em Três Lagoas e, iniciou no último dia 4, a “Operação Porco Solto”. A fiscalização funciona como uma verdadeira força tarefa, em que as equipes de fiscais percorrem as ruas e os locais críticos no Município, por quase 24 horas diárias, na tentativa de flagrar moradores irresponsáveis descartando lixo e entulho irregularmente.
De acordo com a fiscal ambiental da SEMEA, Cristiane Duarte, nesta primeira semana, oito pessoas foram flagradas jogando lixo em locais públicos, sendo multadas diretamente. Alguns tiveram número de placa de veículos anotados e, posteriormente, receberão a multa em residência. O valor varia de R$ 479 à R$ 5 mil, dependendo do tipo de lixo e local de despejo.
"Não importa se for Empresa ou particular, todos serão multados e podem responder por crime ambiental. Precisamos agir com rigor para que a população entenda que este tipo de infração causa transtorno para o meio ambiente, saúde pública e aos cofres do Município”, ressaltou Cristiane. Segundo ela, muitos recursos que a Prefeitura Municipal poderia aplicar em obras e serviços têm sido gastos na limpeza de ruas e locais que sempre são alvo dos despejos, quase que diariamente.
“Houve situações em que realizamos a retirada total dos entulhos, deixando a área limpa e, em menos de 24 horas já estava, de novo,r com um montante de lixo. Não dá pra perdoar esta falta de consciência”, completa ela. A SEMEA pontua como locais de grande incidência de descarte irregular a Rua Trajano dos Santos (logo após o pátio do D.O.S), Córrego do Onça, bairros Imperial, Interlagos e Segunda e Terceira Lagoa.
A Operação “Porco Solto” não tem data para acabar e, as equipes continuarão realizando as fiscalizações até que a sociedade se conscientize sobre o meio ambiente. “Além de sofrer a multa, o cidadão flagrado ainda é obrigado a recolher o lixo descartado e levar para o devido local”, finaliza a fiscal.
Locais exatos de descarte - Resíduos domiciliares devem ser ensacados e colocados para coleta pública, que atende todo o perímetro urbano e estradas dos ranchos. Pneus devem ser levados ao Ecoponto, situado na Rua Egídio Thomé, nº 5562, junto ao Centro de Controle de Zoonoses – CCZ. Galhadas, entulhos de construção e móveis velhos devem ser levados ao local conhecido como Buracão do Jupiá, também próximo ao CCZ.
Últimas Notícias
- Brics - 18:35 Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
- Encontro - 18:10 Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
- Ataques - 17:50 Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
- "UFC Campão" - 17:45 Lutas clandestinas na Capital são investigadas
- Política - 17:30 'Segura o André!': Sessão na Câmara tem gritos e confusão; veja vídeo
- Com cinco rajadas - 17:00 Jovem é executado a tiros de munição restrita
- Polícia Rodoviária Federal - 16:50 Carga de prata é apreendida sem documentação
- Concurso Público Nacional Unificado - 16:30 CNU 2025 tem mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas
- Doenças respiratórias - 16:10 Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados
- Política - 16:00 LDO da Capital é aprovada com 275 emendas dos vereadores