Geral
“O coração aperta de saudade”, diz filha que passa Dia dos Pais longe da família
Katiany Campelo instalou câmeras com acesso em tempo real na casa dos pais para acompanhá-los
Domingo, 10 Agosto de 2025 - 09:00 | Emanuely Lobo

Hoje é o Dia dos Pais. Mas, aos filhos que estão distante resta reviver lembranças familiares para o conforto do coração.
Transferida pela empresa onde trabalha para Campo Grande (MS), Katiany Campelo, 38 anos, fala com saudade dos rituais que costumava seguir com o pai, o policial militar aposentado Antônio Campelo Chaves, de 70 anos.
Ela conta que, na data, era tradição a família passar o dia em uma festa dedicada aos pais. “Sempre acontecia a festa de Dia dos Pais no Clube dos Subtenentes e Sargentos, e era certo de irmos e passarmos o dia lá comemorando este momento tão especial”, relembra.
Natural de Manaus (AM), Katiany se mudou para Campo Grande em 2019. Desde então, ela e Antônio buscam maneiras de amenizar a distância. A gerente instalou câmeras com acesso em tempo real na casa dos pais para acompanhá-los, além de manter ligações diárias.
“Nos falamos por chamada para assuntos do dia a dia, mas tenho acesso à câmera instalada na casa deles. Sempre que sobra um tempinho, dou uma espiadinha”, conta.
Mesmo visitando a família sempre que possível, Katiany afirma que sente a ausência do pai de forma especial nesta época. “O coração aperta de saudade”, diz.
Dia dos Pais, como tudo começou? Para quem não sabe, a ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. Assim como no caso do Dia das Mães, a data foi pensada com o intuito de fortalecer os laços familiares.

Em 1910, com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, a sua petição para que a data se tornasse oficial. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.
No Brasil, as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos.
Várias entidades da imprensa reuniram-se para promover o evento, o que causou grande repercussão. Após a realização do concurso, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês Agosto, como permanece até hoje.
(Com informações da Agência Brasil e Brasil Escola)
Últimas Notícias
- Poder Judiciário - 15:35 Juíza de MS é convocada para prestar auxílio ao Supremo Tribunal Federal
- Oportunidade - 15:00 Funsat promove “Feira Campo Grande em Ação” com mil vagas e certificados
- Corumbá - 14:57 Operação reprime crime de corrupção e usurpação de função pública
- Polícia Federal - 14:26 Operação combate crimes com dinheiro do SUS
- Política - 14:05 Bolsonaro pede a Moraes autorização para realizar exames médicos
- Enamed - 13:50 Começa prazo para recurso sobre atendimento especializado
- Saúde Pública - 13:32 CCZ oferece cadastro para castração no Circuito da Saúde
- Saúde - 13:00 Censo iniciado em MS busca conhecer trabalhadores do SUS
- Justiça - 12:19 Advogados de Bolsonaro têm até quarta para entregar defesa ao STF
- Cidadania - 11:54 Defensoria Pública de MS lança cartilha sobre abordagem policial