Geral
MS continua 5º produtor de soja
Sábado, 13 Abril de 2019 - 08:02 | Redação
Como a estiagem atingiu diversos estados, no item soja, Mato Grosso do Sul se manteve como o quinto maior produtor, somando 8,8 milhões de toneladas. A área destinada à soja atingiu 2,98 milhões de hectares segundo o Siga. Isso representa um avanço de 280 hectares ou 10% a mais que no ciclo anterior. Este acréscimo em cima de espaços antes dedicados à outras culturas, faz de Mato Grosso do Sul o estado com maior expansão na cultura.
“Esperávamos uma safra perfeita para soja. Mas o cenário de produtores rurais investindo cada vez mais em tecnologia, áreas sobrepondo o que antes era pasto e cana e prometiam avanço na produção de grãos, não tiveram apoio climático. A safra fecha com média de 48,11 sacas por hectare no Estado. Identificamos médias próximas de 70 sacas e outras fazendas registraram 28,5 sacas por hectare. Isso aconteceu devido as chuvas de manga, mas também pela escassez dela no momento de desenvolvimento da planta e dos grãos”, relata o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke.
O relatório divulgado pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) aponta para o fim da colheita da soja e do plantio do milho. Foram cerca de 1.982 visitas a propriedades rurais pela equipe do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (SigaMS), que revisaram os números por todo o ciclo e alinharam com imagens de satélite, que confirmam o impacto da estiagem na produtividade, aumento de área para ambas culturas e expectativa de safra para o milho.
“Em compensação o milho, boa parte está se consolidando como uma safra pujante. Estimamos um avanço na área de 5,73% e uma produtividade média de 78,2 sacas, atingindo volume de 9 milhões de toneladas”, completa o presidente. A expectativa para a safrinha é de que ele recupere a terceira posição do ranking nacional, assumindo novamente o lugar, hoje ocupado por Goiás, que está atrás de Mato Grosso (1º) e Paraná (2º).
Últimas Notícias
- Três Lagoas - 15:14 Prefeitura convoca professores e cria cadastro reserva, veja os selecionados
- Nacional - 14:50 Saiba qual foi a participação dos 34 denunciados por golpe
- Polícia - 14:30 Rasgou a protetiva, agrediu e foi preso
- Educação - 14:09 Reabertas inscrições para bolsistas do Programa Teko Porã
- Mulheres - 13:45 Federação Sul Americana de Krav Maga terá programação gratuita para mulheres
- Saúde - 13:32 Mutirão de exames na Santa Casa
- Economia - 13:00 Centro Universitário da Capital realiza feira para fomentar empreendedorismo
- Tecnologia - 12:19 CGE-MS implementa IA para análise de manifestações no sistema Fala.BR
- Cultura - 11:59 Fundação de Cultura abre edital para festivais e feiras culturais
- Comunidade - 11:37 Abertas inscrições para capacitação para ONG’s e lideranças comunitárias