• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Sérgio Longen destaca integração entre indústria, tecnologia e agro para impulsionar economia de MS

Presidente da Fiems destaca papel do Senai na inovação e competitividade na Expogenética

Sábado, 01 Novembro de 2025 - 11:20 | Sandra Salvatierre


Sérgio Longen destaca integração entre indústria, tecnologia e agro para impulsionar economia de MS
Segundo ele, o evento representa um espaço estratégico para aproximar a indústria dos produtores rurais e demonstrar o papel do Senai na criação de soluções que aumentam a competitividade e a inovação do setor produtivo. (Foto: Divulgação).

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, participou, na sexta-feira (31), da abertura da 2ª Edição da Expogenética, realizada no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Segundo ele, o evento representa um espaço estratégico para aproximar a indústria dos produtores rurais e demonstrar o papel do Senai na criação de soluções que aumentam a competitividade e a inovação do setor produtivo.

“Quando a indústria busca inovação e competitividade, ela recorre a laboratórios e pesquisadores, e aqui está o ambiente ideal para isso. Participar da Expogenética é importante porque mostra que estamos no lugar certo, integrando tecnologia, pesquisa e resultados concretos para o desenvolvimento do Estado”, afirmou Longen.

 


O governador Eduardo Riedel destacou o papel fundamental da indústria na consolidação da cadeia produtiva da carne em Mato Grosso do Sul, ao agregar valor e fortalecer o parque industrial do Estado.

“A base produtiva está aqui. Trouxemos para Mato Grosso do Sul a indústria de transformação, que foi a que mais cresceu no Brasil em diferentes cadeias produtivas. Hoje não exportamos mais apenas commodities, e sim produtos com alto valor agregado, processados para o Brasil e para o mundo inteiro”, afirmou Riedel.


O presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore (Nelore-MS), Paulo Matos, ressaltou a relevância da presença da Fiems e da indústria na feira.

“A pecuária gera, através da indústria da carne, mais de 18 mil empregos. É muito importante ter o setor produtivo aqui, com a indústria participando e apoiando o evento. Isso engrandece a Expogenética e reforça a força da nossa pecuária”, disse.

 


Estande do Senai

Com estrutura itinerante formada por quatro carretas, o Senai leva ao público o potencial de seus laboratórios, cursos e serviços tecnológicos. Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, a Carreta da Indústria 4.0 estará aberta ao público com exposições e demonstrações de tecnologias.

Já entre 4 e 6 de novembro, será ofertado o curso de Manutenção Preventiva e Elétrica Básica de Motocicletas, com 20 vagas e aulas das 19h às 22h. Na Carreta Frigorífico, a ação será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, com o curso de Segurança Alimentar, das 17h às 22h, também para 20 alunos.

 

A 2ª Expogenética

O evento segue até 9 de novembro no Parque de Exposições Laucídio Coelho e promete reunir o melhor da genética bovina, da cultura, do entretenimento e do agronegócio, além de rodeio internacional.

Com a exposição de 300 animais e leilões que somam 4 mil cabeças de gado, a feira deve movimentar mais de R$ 60 milhões em negócios diretos e gerar cerca de 1.600 empregos durante o período.

Idealizada pela Nelore-MS, em parceria com a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), a Expogenética 2025 consolida-se como um dos principais eventos do calendário agropecuário do Estado, unindo tecnologia, genética e indústria em prol do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

 

 

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News