Geral
MPMS fiscaliza cobertura vacinal de crianças e adolescentes em Angélica
Procedimento foi instaurado após dados estaduais da vacinação apontarem baixa cobertura para imunizações essenciais do Calendário Básico de Vacinação
Sexta-feira, 01 Julho de 2022 - 10:50 | Redação

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Angélica, instaurou procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar as dificuldades e os obstáculos enfrentados pela administração municipal de Angélica na promoção da vacinação no município, com foco especial na vacinação infantojuvenil. A portaria foi publicada no Diário Oficial da instituição nessa quinta-feira (26).
A ação foi motivada pelos dados da cobertura vacinal no estado de Mato Grosso do Sul, que revelaram taxas preocupantes em Angélica, o que coloca em risco a saúde da população infantil e juvenil. Diante disso, o MPMS instaurou o procedimento para monitorar as ações implementadas pelo município de Angélica, com o objetivo de reverter o quadro e garantir o acesso à vacinação.
Como parte do procedimento, a 1ª Promotoria de Justiça de Angélica, sob a responsabilidade do Promotor de Justiça Anthony Allison Brandão Santos, solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informações detalhadas sobre as dificuldades e as medidas em planejamento e as já adotadas. Em resposta, a Semsa forneceu dados que confirmaram a baixa cobertura vacinal para algumas imunizações essenciais do Calendário Básico de Vacinação, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), que registrou apenas 73% de cobertura na primeira dose em 2024, índice distante da meta nacional de 95%.
Além disso, a administração municipal apontou as áreas rurais e o distrito de Ipezal como os locais com menor adesão à vacinação e mencionou a falta de conscientização dos pais, a resistência à visitação, a dificuldade de transporte e a carência de profissionais capacitados como os principais obstáculos. Apesar dos desafios apresentados, o município de Angélica afirmou que está desenvolvendo medidas para reverter a situação, como a busca ativa por crianças com esquema vacinal incompleto, a manutenção de postos fixos e móveis, a realização de "Dias D" de vacinação e visitas a escolas para conscientização.
O plano estratégico da Semsa prevê campanhas contínuas, reforço da busca ativa, parcerias intersetoriais (saúde, educação e assistência social) e capacitação de profissionais. O MPMS acompanhará de perto as ações em desenvolvimento para garantir que as políticas de vacinação sejam efetivas, assegurando a prestação dos serviços públicos de saúde para a população, em especial para as crianças e adolescentes do município.
Últimas Notícias
- 'Adsumus' - 18:54 Integrantes de facção criminosa são presos
- Aral Moreira - 18:30 Condutor é preso com carro cheio de droga com destino à Paraná
- Campo Grande - 18:09 Após comprar droga, usuário aponta local e traficante é preso
- Economia - 17:51 Nova lei protege o bom pagador em MS
- Prejuízo de R$ 825 mil - 17:25 Contrabando é apreendido em Caarapó
- Doação de orgãos - 17:00 Santa Casa viabiliza transplante de órgãos com doação realizada em Três Lagoas
- Solidariedade - 16:56 Campanha para reforma de pronto socorro da Santa Casa arrecada R$ 426 mil
- Corrida dos poderes - 16:36 3ª Corrida dos Poderes: treinão reúne 1,8 mil pessoas em Corumbá
- Condenação - 16:10 Justiça condena boate por permitir entrada de adolescentes
- Acolhimento - 15:50 UEMS Acolhe: um farol de integração para mais de 30 nacionalidades em MS