Geral
MPMS apura loteamento clandestino e irregularidades na Rodovia do Turismo
Inquérito apura possível parcelamento irregular do solo em Bonito, capital do ecoturismo de MS
Segunda-feira, 28 Abril de 2025 - 13:00 | Redação

Suspeita de que tenha sido implantado um loteamento clandestino em Bonito, a capital do ecoturismo em Mato Grosso do Sul, é alvo de inquérito civil da 2ª Promotoria de Justiça do município. A investigação tem como foco a identificação dos responsáveis e a correção de diversas irregularidades ambientais, como perfuração de poços artesianos sem licença e suspeita de contaminação do solo e da água, colocando em risco recursos naturais sensíveis da região.
Segundo o Promotor de Justiça Alexandre Estuqui Junior, o intuito é coibir práticas ilegais de parcelamento do solo e proteger o meio ambiente em Bonito. A apuração teve início a partir de uma denúncia encaminhada à Ouvidoria do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que relatava a venda de lotes sem autorização, a instalação irregular de fossas sépticas e poços artesianos, além da ameaça de poluição de um córrego que desemboca no Porto da Ilha, um importante ponto turístico da região.
A partir disso, ofícios foram expedidos e diligências foram iniciadas com o apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA).
Durante vistoria, foi constatado o parcelamento irregular de diversas frações de terra, com áreas de aproximadamente 0,5 hectare. A fiscalização também encontrou placas oferecendo lotes para venda, mesmo sem qualquer regularização legal, o que reforça a suspeita de comercialização clandestina.
Também foi registrada a denúncia de moradores sobre um forte odor no Córrego Bonito, possivelmente ligado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da área, embora não tenha sido confirmada poluição direta no curso d’água. A situação foi registrada como indício de risco ambiental.
Foram lavrados dez autos de infração, totalizando multas de R$ 50 mil, sobretudo relacionadas à perfuração irregular de poços. Essas informações fortalecem a linha de investigação conduzida pelo MPMS, que busca não apenas responsabilizar os envolvidos, mas também garantir a regularização do uso do solo, a proteção ambiental e a segurança dos moradores da região.
O MPMS ressalta que a criação de loteamentos em áreas rurais sem autorização viola a Lei Federal nº 6.766/1979, que regula o parcelamento do solo urbano. Loteamentos irregulares impactam negativamente o meio ambiente, a infraestrutura local e os cofres públicos
Últimas Notícias
- Cultura - 19:00 Capital recebe circuito de shows musicais e mostra de arte visual
- Corumbá - 18:45 Bombeiros usam técnica especial para resgatar criança ferida em acidente
- Viagem - 18:18 Comitiva de MS retida em Israel aguarda decisão sobre retorno
- "Doe o Melhor de Você: Doe Vida" - 17:50 Campanha de doação de sangue chega ao comando da PMMS
- Educação - 17:00 Acesso à educação avança no Brasil, mas sem atingir maioria das metas
- Patrulha Maria da Penha - 16:49 MPMS reforça combate à violência doméstica em Dourados
- Economia - 16:00 Nova MP deve reforçar arrecadação em R$ 10,5 bilhões neste ano
- Bets - 15:52 Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano
- TJMS - 15:40 Corregedoria lança projeto que valoriza atendimento à população idosa
- Pedidos de refúgio - 15:00 Brasil registra mais de 68 mil pedidos de refúgio em 2024