Geral
MPMS apura irregularidades no descarte e armazenamento de agrotóxicos
Inquérito Civil busca assegurar a proteção do meio ambiente e da saúde pública, reforçando o compromisso do MPMS com a sustentabilidade
Sábado, 21 Junho de 2025 - 12:53 | Redação

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Sonora, instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no armazenamento e descarte de agrotóxicos em uma propriedade rural localizada no município de Sonora.
A medida tem como objetivo verificar se o manuseio e a guarda de defensivos agrícolas estão sendo realizados conforme as normas ambientais vigentes, além de apurar o destino dado às embalagens vazias, com foco na prevenção de contaminações do solo, da água e do ar.
A atuação do MPMS, por meio do Promotor de Justiça Substituto Felipe Blos Orsi, visa garantir que o uso desses produtos ocorra de forma segura, minimizando riscos ao meio ambiente e à saúde da população. O inquérito civil reunirá informações e provas que possibilitem a identificação de responsabilidades e, se necessário, a proposição de medidas corretivas.
“atuação do MPMS neste caso evidencia o compromisso do Ministério Público com a proteção do meio ambiente e da saúde pública. A fiscalização do uso e descarte de agrotóxicos é essencial para proteger o meio ambiente e a saúde da população. Com a instauração do inquérito, busca-se corrigir eventuais irregularidades e garantir a responsabilização dos envolvidos, quando cabível”, destacou.
A iniciativa reafirma o compromisso do Ministério Público de Mato Grosso do Sul com a promoção da sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, contribuindo para um ecossistema equilibrado e uma melhor qualidade de vida para todos os sul-mato-grossenses.
Últimas Notícias
- Economia - 18:02 Ministra Simone Tebet vai debater subsídios em comissão no Senado
- Troca de Nome - 17:50 Mais de 400 pessoas já mudaram de nome em cartórios de MS após nova lei
- Habitação - 17:35 Corumbá recebe cadastros para o Minha Casa Minha Vida até 30 de Setembro
- Economia - 17:17 Sete estratégias inteligentes para sair das dívidas
- Meio Ambiente - 16:50 COP30: agro quer se posicionar como parte da solução, diz associação
- Saúde - 16:39 Anvisa aprova medicamento oral para tratar tumores cerebrais
- Esporte - 16:16 Abertura do 18º Jogos Urbanos Indígenas da Capital será neste domingo
- Oportunidades - 15:58 Concurso do TCE-MS recebe inscrições até o dia 21 de Agosto
- Perseguição - 15:32 Perseguição termina em capotamento
- Economia - 15:06 Café com Negócios traz especialistas da Tesla, BMW, TOTVS à Capital