Geral
Moradores de distrito de MS estariam expostos a agrotóxicos
Famílias denunciaram forte cheiro dos agrotóxicos, que são pulverizados perto de escola e unidade de saúde
Terça-feira, 29 Abril de 2025 - 15:50 | Redação

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Ponta Porã, instaurou inquérito civil para apurar a exposição indevida de moradores do distrito de Rio Verde do Sul, no município de Aral Moreira, a agrotóxicos. A portaria foi divulgada no Diário Oficial da instituição nesta quinta-feira (24).
A investigação teve início após uma denúncia registrada na Ouvidoria do MPMS, que relatou a aplicação de agrotóxicos em áreas rurais próximas a residências, sem o respeito à distância mínima prevista na legislação municipal.
Moradores relataram que o cheiro dos agrotóxicos é forte e foram apresentados vídeos que mostram a pulverização dos defensivos agrícolas próximos às residências, inclusive em um momento em que uma família estava no quintal de sua casa e precisou sair devido ao forte cheiro.

A denúncia destaca ainda a proximidade das plantações com as casas, chegando a menos de quatro metros em alguns casos, e menciona a existência de uma escola e uma unidade de saúde no distrito.
Diante disso, a 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Ponta Porã, sob a responsabilidade do Promotor de Justiça Maurício Mecelis Cabral em substituição legal, instaurou inquérito civil para colher informações, depoimentos e perícias para a investigação. A instituição avaliará as informações obtidas para definir as medidas a serem tomadas, que podem incluir compromisso de ajustamento de conduta ou ajuizamento de ação civil pública.
A aplicação inadequada de agrotóxicos pode ter graves consequências para a saúde humana e o meio ambiente, como desenvolvimento de doenças, contaminação do solo e da água, e danos à fauna e flora.
(Fonte: MPMS)
Últimas Notícias
- Dourados - 18:52 Outubro começa com 60% de desconto em juros e multas no Refis 2025
- MPMS - 18:30 Réu por matar amigo de ex-companheira é condenado a 18 anos de prisão
- Nacional - 18:18 Beneficiário de programa social está impedido de apostar em bets
- Estágio - 17:58 Dourados abre inscrições para estágio em parceria com o CIEE
- Resolução - 17:32 Abertas inscrições para concurso de remoção na Secretaria de Educação
- Morte atípica - 17:17 Capital tem primeira morte por suspeita de metanol
- Redes Sociais - 16:42 Justiça condena autor de ataques virtuais após fim de relacionamento
- Economia - 16:30 Em visita oficial, presidente do Paraguai destaca potencial de MS
- Violência - 16:00 Suspeito do 28º feminicídio é preso
- Ladário - 15:44 Dupla é presa por incendiar carro após discussão em festa