Geral
Mitos e verdades sobre o consumo de cerveja
Sábado, 04 Abril de 2020 - 08:50 | Redação
Cerveja dá barriga? A puro malte é melhor? E misturar marcas, deixa mais bêbado? Quem gosta de beber cerveja com os amigos, com certeza, já ouviu muita coisa sobre a bebida, que é uma das mais consumidas em todo o mundo. Mas será que quem comenta sabe mesmo do que está falando? Para te ajudar a não disseminar informação falsa por aí, fizemos uma lista com os mitos e verdades sobre o assunto.
Garrafa deitada gela mais rápido: mito
De pé, a superfície de contato da garrafa com o frio da geladeira, ou freezer, é maior, por isso, essa é a melhor posição para deixar a bebida gelada quanto antes. Não é a toa que os freezers projetados especificamente para cervejas privilegiam a posição vertical.
Cerveja não deve ser muito gelada: verdade
A temperatura muito baixa anestesia as papilas gustativas, o que diminui o paladar. Pode até ser refrescante, mas beber cerveja muito gelada pode atrapalhar a degustação.
Misturar marcas te deixa mais bêbado: mito
Apesar de muita gente insistir em dizer isso, a afirmação não faz sentido. O que deixa bêbado é o teor alcoólico da marca escolhida. O mesmo vale para misturar cerveja com outras bebidas, como destilados. Os ingredientes utilizados na fabricação, como açúcares, também podem fazer diferença, mas a maioria das marcas populares utiliza fórmulas muito parecidas. Ou seja, o que importa é a quantidade, não a qualidade.
Chope e cerveja são a mesma bebida: verdade
Em geral, especialmente se estamos falando da mesma marca, a diferença está apenas no processo de pasteurização que a bebida de garrafa ou lata passa, para durar mais. Isso pode explicar a diferença no sabor, mas trata-se da mesma bebida,
o chope só tem menor prazo de validade.
Cerveja dá barriga: mito
Se consumida com moderação e associada a hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada e exercícios físicos, a cerveja não é responsável pelo aumento de gordura na região da barriga. Em geral, o que pode ajudar a engordar são os tira-gostos, alimentos comumente gordurosos e consumidos em excesso para acompanhar a bebida.
O colarinho tem uma função: verdade
Muita gente não gosta, e até dispensa, a espuma que se forma em cima da cerveja. Mas ela ajuda a manter a temperatura e reduz a perda de gás. Especialmente, se você vai degustar com calma, o colarinho é fundamental.
Puro malte é melhor: mito
Muita gente prefere, mas trata-se apenas de um tipo diferente de cerveja. A qualidade da cerveja não depende do uso ou não do puro malte, mas da qualidade dos ingredientes utilizados, do seu processo de produção e, claro, do paladar de
quem vai beber.
Cerveja é mais saudável que destilado: verdade
De acordo com especialistas, bebidas fermentadas, como a cerveja e o vinho, são menos agressivas para o organismo que as destiladas. Além de elas serem obtidas por um processo mais natural, costumam ter menor teor alcoólico.
De garrafa é mais gostosa que de lata: depende
O produto é o mesmo, mas o recipiente pode sim influenciar no aroma e no sabor. Em geral, a garrafa é melhor para conservar as características originais do produto, mas as condições de armazenamento e temperatura têm mais a ver que isso.
Existe copo certo para cada cerveja: verdade
Não é frescura: diferentes tipos de cerveja pedem copos diferentes. Isso porque o local onde a cerveja é servida pode ajudar a ressaltar o aroma e o sabor. Pilsen, por exemplo, é perfeita para beber em tulipa ou caneca. Um sommelier pode te indicar o copo perfeito para cada tipo. Sem falar besteira, aquele momento com os amigos para degustar uma gelada fica ainda mais gostoso.
Últimas Notícias
- Saúde - 18:10 Nono morcego positivo para raiva em Campo Grande
- Poder Legislativo - 17:50 Sessão solene homenageia ações da Igreja Universal do Reino de Deus em MS
- Economia - 17:22 ONS defende volta do horário de verão para suprir demanda de energia
- Poder Judiciário - 17:00 Carreta da Justiça fecha semestre com 14 municípios e 4 mil atendimentos
- Solidariedade - 16:46 Projeto entrega cheque de R$ 10,9 mil para o Asilo São João Bosco
- Agropecuária - 16:30 Especialista em exportação de gado vivo ministra palestra na Capital
- Literatura - 16:10 Lançamento póstumo homenageia escritor Jacir Brunetto com obra inédita
- Camapuã - 15:50 Bebê morre após ser abusada pelo pai
- Transporte coletivo - 15:30 CPI do Transporte expõe entraves em obras e frota sucateada na Capital
- 'Anjos do Conesul III' - 15:00 Operação apreende material de abuso sexual infantil