Geral
Ministério Público investiga segurança em unidades de saúde da Capital
Procedimento busca cobrar ações concretas do Município para proteger usuários e profissionais do SUS frente a episódios de violência e ameaças constantes
Quinta-feira, 24 Julho de 2025 - 16:32 | Redação

Diante do medo e da insegurança, a 76ª Promotoria de Justiça de Campo Grande instaurou um inquérito civil com o objetivo de apurar a falta de segurança nas unidades de saúde do município e cobrar providências imediatas das autoridades responsáveis. Sucessivos relatos de violência, furtos, ameaças e depredações ocorridas em postos de saúde e UPAs da capital sul-mato-grossense suscitaram a medida.
O procedimento tem como foco o município de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), responsáveis pela manutenção e segurança nas unidades públicas de atendimento do SUS.
Segundo o Promotor de Justiça Marcos Roberto Dietz, titular da 76ª Promotoria de Justiça, ainda que medidas pontuais tenham sido adotadas - como o reforço da Guarda Civil Metropolitana e estudos sobre a ampliação do videomonitoramento - não há, até o momento, comprovação da existência de um plano estruturado e eficaz para solucionar o problema.
Foram solicitadas informações detalhadas à Sesau, no prazo de 20 dias, sobre o estágio atual do projeto de readequação da segurança, a existência de vigilância privada, treinamentos oferecidos aos servidores e canais de denúncia acessíveis e protegidos para relatar casos de violência. A apuração inclui ainda o acompanhamento de boletins de ocorrência sobre crimes nas unidades de saúde desde janeiro de 2025, solicitados à Polícia Civil.
Além disso, o MPMS solicitou cópias da ata e das manifestações feitas em audiência pública realizada pela Câmara Municipal, que discutiu recentemente o tema da violência nas unidades de saúde. O MPMS busca compreender o encaminhamento político dado ao problema e se houve propostas concretas de enfrentamento.
A expectativa é que, com a investigação, o município adote medidas efetivas e permanentes para reverter o cenário de intranquilidade nas unidades de saúde.
Últimas Notícias
- Ribas do Rio Pardo - 18:32 Ex-marido arremessa moto contra ex-mulher e é preso
- Roubo Majorado - 18:16 Dupla presa pelo roubo a motorista de aplicativo em Naviraí
- Antônio João - 17:53 Quarto envolvido em latrocínio contra professor é preso
- Meio Ambiente - 17:50 MS aprova planos para enfrentar desastres de chuvas e incêndios florestais
- Benefícios aos Associados - 17:00 Produtores ganham acesso a serviços do Einstein e soluções em saúde
- Economia - 16:52 Faturamento da indústria de materiais de construção cresce em Junho
- Capturado - 16:28 Após crime brutal, foragido de Alagoas é preso em Brasilândia
- Município - 16:00 Furtos de fios prejudicam projeto pioneiro de iluminação em Corumbá
- Polícia Militar - 15:54 Filha denuncia furto em casa da mãe e autor é preso em Paranaíba
- Oportunidades - 15:30 Sul-mato-grossenses podem concorrer a 3 mil bolsas na área de investimentos