• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Ministério Público fiscalizará ações da Sesau em Campo Grande

Medida busca acompanhar efetividade das respostas da gestão municipal às demandas da saúde pública

Quinta-feira, 15 Maio de 2025 - 13:53 | Redação


Ministério Público fiscalizará ações da Sesau em Campo Grande
(Foto: Divulgação/MPMS)

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 76ª Promotoria de Justiça, instaurou Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar a execução e a efetividade das ações implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

De acordo com o Promotor de Justiça Marcos Roberto Dietz, titular da 76ª Promotoria de Justiça, a iniciativa visa responder a demandas urgentes na área da saúde da Capital.  A medida reforça o papel do MPMS na garantia da qualidade e da eficiência dos serviços oferecidos à população.

“A atuação das Promotorias de Justiça da Saúde é contínua e envolve a fiscalização do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Dentre os principais problemas já identificados estão a infraestrutura deficiente, a falta de equipamentos, a escassez de especialidades médicas, a dificuldade de acesso a medicamentos e as falhas na regulação de atendimentos”, pontua o Promotor de Justiça.

Antes da instauração do Procedimento Administrativo, com apoio da Coordenadora do Núcleo de Atenção Especial à Saúde (Naes), Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti e do Centro de Autocomposição (Compor), o MPMS manteve diálogo institucional com a Prefeitura e a Sesau.

Foram realizadas reuniões com a Prefeita Adriane Lopes e representantes da Secretaria, ocasião em que foram apresentadas e discutidas diversas demandas urgentes, resultando em compromissos e planos de ação por parte do Município. A Promotora de Justiça Daniella Costa da Silva, titular da 32ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, também participou das reuniões.

A Sesau encaminhou um relatório detalhado com as medidas em curso e previstas para enfrentar os problemas. Para sistematizar o acompanhamento e verificar se essas ações estão gerando resultados concretos, o MPMS instaurou formalmente o Procedimento Administrativo de Acompanhamento de Políticas Públicas.

Esse instrumento estratégico permite ao MPMS monitorar a implementação de programas governamentais, cobrando que os órgãos públicos cumpram suas obrigações e entreguem melhorias reais à sociedade.

Como parte do processo, o Ministério Público solicitou à Sesau, no prazo de 20 dias, a apresentação de estratégias e mecanismos internos de avaliação das ações, com planos e protocolos de acompanhamento dos resultados.

O relatório da Sesau será anexado aos procedimentos específicos do MPMS, permitindo um monitoramento articulado. A iniciativa reforça o compromisso institucional com a defesa do direito à saúde da população de Campo Grande.

SIGA-NOS NO Google News