Geral
Instituto denuncia sumiço de equipamentos para afugentar onças em Corumbá
Estavam instalados dois repelentes luminosos e uma armadilha fotográfica na região da Cacimba da Saúde
Domingo, 10 Agosto de 2025 - 08:39 | Redação

Equipamentos utilizados por pesquisadores de diferentes instituições para afugentar e monitorar onças-pintadas na área urbana de Corumbá desapareceram dos locais em que estavam instalados. A situação ocorreu entre os dias 6 e 8 de agosto. O desaparecimento foi constatado no final da tarde de sexta-feira (8), durante manutenção feita pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP).
Estavam instalados dois repelentes luminosos e uma armadilha fotográfica na região da Cacimba da Saúde, em Corumbá. Nesse local, houve avistamentos de onças-pintadas desde março de 2025.
O Grupo Técnico Onças Urbanas Corumbá-Ladário, formado por Ibama, Polícia Militar Ambiental, Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Defesa Civil de Corumbá, Jaguarte (pesquisador convidado Diego Viana) e Instituto Homem Pantaneiro (IHP), tem feito o acompanhamento sobre os avistamentos e dado suporte aos moradores.
Depois de conversa entre pesquisadores e moradores da região da Cacimba da Saúde, estratégias foram montadas em conjunto para entender o comportamento da onça-pintada que vinha sendo avistada, bem como formas de afugentar o animal das proximidades.
O desaparecimento dos equipamentos gera um prejuízo de geração de dados técnicos para entender o comportamento da onça-pintada avistada e definição de estratégias de mitigação de possíveis conflitos entre seres humanos e a espécie, também prejudica a atividade de afugentamento do animal das proximidades das casas e também um prejuízo financeiro de cerca de R$ 6 mil.
Por conta dessa ocorrência, um boletim de ocorrência vai ser registrado na Polícia Civil.
Desde o início dos avistamentos, os moradores das regiões afetadas diretamente têm contribuído para haver a coexistência entre fauna e humanos. Bem como, eles somam esforços para manter os equipamentos em funcionamento e auxiliam os pesquisadores.
Em caso de avistamento de onça, a população deve comunicar às autoridades competentes, como a Polícia Militar Ambiental, pelo telefone (67) 99266-4052. Seguem, abaixo, orientações para a população em caso de encontro com felinos de grande porte.
Últimas Notícias
- Moradia - 15:36 Inflação do aluguel cai 0,11% em 12 meses; 1º recuo desde maio de 2024
- Rematrículas - 15:17 Rematrículas nas escolas de Corumbá seguem abertas até 19 de dezembro
- Fim de ano - 14:57 'Natal Encantado começa dia 1º com chegada do Papai Noel em Dourados
- IPTU - 14:37 Prefeitura de Dourados deixará de entregar carnês do IPTU a partir de 2026
- Saúde Pública - 14:19 Nova etapa da castração que atenderá mais 750 animais em Dourados
- Sucuriú - 13:50 Arauco promove Jornada do Meio Ambiente e realiza plantio de árvores em MS
- Economia - 13:36 Governo quer regulamentar mercado de carbono até fim de 2026
- Economia - 13:00 Dez mil famílias de 5 cidades de MS podem negociar débitos de energia
- Telessaúde - 12:12 Telessaúde de MS amplia atendimentos e lança cursos de capacitação
- Infraestrutura - 11:50 Homologada licitação para reforma da quadra esportiva da Praça Coophasul

