Geral
Inauguração de 1º SAMU Indígena do país é realizada em Dourados
O serviço 24 horas por dia conta com equipe bilíngue para atender mais de 25 mil indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena
Segunda-feira, 11 Agosto de 2025 - 07:45 | Issel Chaia

No dia Internacional dos Povos Indígenas, dia 09 de Agosto, também comemora a inauguração do primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Indígena no Brasil, na reserva Aldeia Jaguapiru, em Dourados. O avanço é resultado de articulação intensa do Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB), junto ao Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura de Dourados.

Com o ineditismo do serviço no país, que funcionará 24 horas por dia, deverá atender 25 mil indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena, com profissionais bilíngues em português e guarani, garantindo atendimento culturalmente adequado e reduzindo pela metade o tempo de resposta para situações de urgência e emergência. A estrutura conta com uma ambulância exclusiva, base própria na reserva e investimento anual de R$ 341 mil para o funcionamento.

A cerimônia de inauguração ocorreu na sede da Missão Evangélica Caiuás, contando com a presença do governador em exercício, José Carlos Barbosa (Barbosinha), do secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, representando o ministro Alexandre Padilha e de lideranças indígenas. Ainda, representantes do Governo Federal, do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Dourados estiveram presentes no ato.
A conquista é fruto de uma solicitação em 2023, ao Ministério Público Federal, para apoio em acelerar a implantação do serviço, além de reuniões junto ao Ministério da Saúde afim de garantir a ambulância exclusiva para a reserva, relembra Resende:
“O SAMU Indígena é mais que um serviço de urgência: é um ato de respeito à vida, à cultura e à dignidade dos povos indígenas. Trabalhei para que saísse do papel e hoje, com essa inauguração, damos um passo histórico que vai salvar vidas e servir de exemplo para o Brasil”, afirma o deputado.

A inauguração ocorrida no Dia Internacional dos Povos Indígenas foi ressaltada, durante o evento, por Weibe Tapeba, ativista, advogado e secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde:
“Trazer o primeiro SAMU Indígena do Brasil em uma data tão simbólica reafirma o compromisso do governo federal com a saúde dos povos originários. Esse modelo pioneiro tem potencial para se espalhar por todo o país”, pontua Tapeba.
Atendimento será integrado à Central de Regulação do SAMU convencional, possibilitando o encaminhamento para hospitais de referência que contam com profissionais capacitados em guarani, como o Hospital Universitário da Grande Dourados. Ainda, cada espaço da base recebeu nomes em guarani, reafirmando o respeito à cultura local.

O lançamento do SAMU Indígena é um marco na saúde no Mato Grosso do Sul e no Brasil, com um serviço pensado para o atendimento rápido, humanizado e adaptado às especificidades culturais dos moradores de aldeias.
Últimas Notícias
- Regularização - 18:08 Contribuintes têm até dezembro para aderir ao programa Regulariza Corumbá
- Projeto - 17:43 Oficina 'Conto e Cantigas' está com inscrições abertas na Casa de Cultura
- Legado - 17:30 Capital celebra 35 anos do Krav Maga no País com presença de grão-mestre
- Clima - 17:17 Temporal rápido atinge bairros da Capital nesta tarde de feriado
- Facilidade - 16:30 Três Lagoas libera pagamento de dívidas municipais com cartão de crédito
- Internacional - 16:00 Criação de voo direto entre Brasil e Chile pela Rota Bioceânica
- Arte - 15:30 Fronteira Criativa traz shows, dança, literatura, artesanato e gastronomia
- Concurso - 15:00 Concurso de desenho sobre sustentabilidade para alunos da rede municipal
- Proposta - 14:30 Projeto prevê prisão de réus notificados que não comparecem à Justiça
- Fotografia - 14:00 Alunos de fotografia transformam água em arte durante aula prática de SPLASH

