• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

IFMS divulga documentos necessários para o Exame de Seleção 2020

Terça-feira, 24 Setembro de 2019 - 19:19 | Redação


Você sabe quais os documentos necessários para fazer o Exame de Seleção 2020, prova para ingresso dos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)?

Para fazer a inscrição é obrigatório que o candidato informe o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome. O CPF do pai ou da mãe não serão aceitos. Já no dia da prova, será preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto. Caso o estudante não possua algum desses documentos, ainda dá tempo de providenciar e realizar a inscrição.

É fundamental que o interessado leia atentamente o edital nº 064/2019, disponível na Central de Seleção do IFMS, para compreender todas as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

CPF - Os estudantes menores de 16 anos que ainda não têm o documento, podem fazer o CPF em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios. O interessado deve apresentar o RG ou certidão de nascimento e estar acompanhado dos pais, tutores ou responsáveis, que também precisam ter os documentos pessoais em mãos. Aqueles que já têm mais de 16 anos e possuem título de eleitor, podem solicitar o CPF na página da Receita Federal.

Documento oficial com foto - O RG (Registro Geral) é o mais comum, mas também podem ser utilizados outros documentos de identificação, como:

  • passaporte;
  • certificado de reservista;
  • carteira funcional expedida por órgão público; 
  • carteira de trabalho;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

Inscrições - Devem ser feitas até 6 de novembro, pela Página do Candidato da Central de Seleção.

A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e deve ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência do Banco do Brasil até 7 de novembro. Será concedida isenção da taxa aos candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública. A isenção deve ser solicitada até 10 de outubro, no ato da inscrição. O candidato também deve informar se irá concorrer dentro das vagas ofertadas para ações afirmativas (cotas).

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Exame de Seleção - São ofertadas 1.440 vagas em 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. No curso técnico integrado, o estudante faz o ensino médio regular e as disciplinas da formação profissional ao mesmo tempo. O diploma possibilita tanto o ingresso na universidade como no mundo do trabalho.

Para conferir as vagas ofertadas no Exame de Seleção 2020, clique aqui.

SIGA-NOS NO Google News