Geral
Hospital de Ponta Porã completa mais de 2 mil atendimentos psicológicos
Quarta-feira, 01 Janeiro de 2020 - 08:41 | Redação
O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, registrou 2.400 atendimentos psicológicos no período de janeiro a dezembro de 2019. Os atendimentos ambulatoriais são individuais nos leitos para acompanhantes e familiares que necessitam de amparo, comunicados de diagnóstico e identificação de doenças mentais. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“Atuamos principalmente na identificação de diagnósticos dos pacientes como quadros de depressão, ansiedade ou violência. Se necessário realizamos encaminhamentos dependendo do caso de cada paciente”, explicou o psicólogo da unidade, Gabriel Flores.
O profissional realiza amparo psicológico para familiares, acompanhantes e faz visita periódica nos leitos das enfermarias. Após avaliação, se houver necessidade, mesmo após alta, o paciente recebe um encaminhamento para continuar o tratamento psicológico nas Unidades Básicas de Saúde.
“O amparo emocional é fundamental para a recuperação dos pacientes. Por mais que o ambiente seja humanizado, a rotina no hospital é estressante para ambos e pode gerar angústia e eclodir problemas emocionais anteriores. Por isso, a equipe tem um trabalho multidisciplinar com o propósito de tratar do corpo e da mente”, esclareceu.
Sueli Aparecida Silva, 43 anos, teve o amparo psicológico durante um tratamento para dores e agradeceu o atendimento que recebeu. “O psicólogo é excelente, atencioso e profissional para lidar com os pacientes. Me ajudou durante a recuperação”, disse.
Estrutura – Com 107 leitos, a unidade oferece atendimento de urgência e emergência, ambulatorial, internação nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, gineco-obstétrica, pediátrica, ortopédica e UTI adulto. Possui, ainda, ampla estrutura de apoio diagnóstico e terapêutico. Sob gestão Acqua, o hospital terá serviços renovados que garantem conforto aos pacientes. A atenção à saúde oferecida envolve assistência humanizada, integral e contínua, acolhimento dos pacientes com uso de protocolo de classificação de risco, além de equipe multiprofissional.
Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 07:00 Corredores ecológicos viram laboratórios da natureza em MS
- Charge - 06:57 Carros batem e um capota em cruzamento sem sinalização
- Saúde - 18:38 Câmara debate regulação hospitalar e desafios do SUS em Campo Grande
- Acidente grave - 18:00 Empresário morre em colisão em rodovia
- Campo Grande - 17:50 Dupla presa com 2,5 toneladas de maconha em carga de fertilizantes
- Acolhimento humanizado - 17:35 Dourados recebe novos profissionais para atendimento aos migrantes na cidade
- Poder Legislativo - 17:17 Decreto Legislativo aprova Balanço Geral do Governo relativo a 2023
- Sustentabilidade na Pecuária - 16:55 Case sustentável em agroindústria representará MS na COP 30
- "Freeloader" - 16:32 Operação combate queima e exploração ilegal de terras da União
- Gestão pública - 16:00 Governo inicia planejamento para 2026

