Geral
Horto Florestal será revitalizado em parceria com a Fecomércio
Projeto alia infraestrutura renovada, manejo responsável da vegetação e ações de educação ambiental
Quinta-feira, 14 Agosto de 2025 - 14:05 | Redação

A Prefeitura de Campo Grande e o Sistema Fecomércio-MS (Sesc e Senac) vão firmar uma parceria que vai transformar o Horto Florestal. O projeto de revitalização, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), alia infraestrutura renovada, manejo responsável da vegetação e ações de educação ambiental, com previsão de entrega ainda neste ano de 2025.
Em um prazo estimado de 90 dias, a partir da assinatura do acordo, será realizado o inventário arbóreo completo, identificando as espécies existentes e avaliando quais serão replantadas. A escolha seguirá critérios técnicos que priorizam o aumento da biodiversidade, os serviços ecossistêmicos e a localização estratégica para cada plantio.
O projeto prevê ainda a implantação de um jardim com herbáceas e arbustos do Cerrado, valorizando a flora local e fortalecendo a educação ambiental. A Prefeitura será responsável por todo o manejo arbóreo, além da requalificação completa do gradil, garantindo mais segurança e preservação da área.
“A revitalização do Horto Florestal é mais do que uma obra: é um investimento na qualidade de vida, na preservação do patrimônio natural e no fortalecimento da consciência ambiental”, afirma o secretário da Semades, Ademar Silva Jr.
Pelo acordo, caberá à Fecomércio a reforma das infraestruturas internas e do calçamento, além da manutenção futura do espaço. “O Horto Florestal é um patrimônio de todos os campo-grandenses e merece voltar a ser um espaço vivo e acolhedor. O Horto é um lugar da família, do esporte, da arte e do aprendizado — um espaço em que o Sesc e o Senac poderão contribuir com suas atividades e inspirar e aproximar as pessoas. Estamos muito felizes com esta parceria a ser firmada com a Prefeitura de Campo Grande e certos de que vamos devolver o Horto à população, cheio de atividades”, Edson Araújo, Presidente do Sistema Comércio MS.
Com a união de esforços entre o poder público e a Fecomércio, o espaço será devolvido aos campo-grandenses como um verdadeiro refúgio verde no coração de Campo Grande. O projeto vai ser firmado durante o lançamento do Centro em Ação, que acontecerá nesta sexta-feira (15), a partir das 8h00, na Faculdade Insted – Av. Fernando Corrêa da Costa, 845 – Centro, Campo Grande.
A ação atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15, que trata da proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, da gestão sustentável das florestas e do combate à perda de biodiversidade.
Serviço
· Data: 15/08/2025
· Horário: Início às 08h00
· Local: Faculdade Insted
Últimas Notícias
- Campo Grande - 17:04 Homem é preso com munições após ameaças a ex-companheira
- Aparecida do Taboado - 16:45 Adolescente apreendido por crime brutal
- Campo Grande - 16:25 Segundo autor de homicídio de trabalhador é preso com arma irregular
- Inovação - 16:00 Senai apresenta tecnologias 4.0 e oferece cursos gratuitos na Expogenética
- Arte gratuita - 15:58 Praça do Leão recebe espetáculo circense ´Em busca do Japuka´ neste sábado
- Educação - 15:30 Aulão do TikTok para o Enem no cinema
- Castração - 15:00 Aberto agendamento gratuito para cães e gatos nos dias 1º e 2 de novembro
- Poder Legislativo - 14:50 Projeto de lei cria campanha educativa sobre depressão infantil em MS
- Poder Público - 14:31 Nova lei estabelece o Marco Legal do Processo Administrativo em MS
- Idadismo - 14:07 Deputado estadual apresenta projeto para enfrentar o idadismo em MS


 
         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                