Geral
Horta da Esperança doa 300 kg de hortaliças para escola e beneficia 150 famílias
Projeto no Centro Penal da Gameleira já produziu mais de 47 toneladas de alimentos
Segunda-feira, 07 Outubro de 2024 - 15:35 | Redação

A Horta da Esperança, localizada no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, comemorou quase um ano de atividades com a doação de 300 kg de hortaliças para a Escola Estadual Prof. Silvio Oliveira dos Santos, beneficiando cerca de 150 famílias. A doação incluiu aproximadamente 700 pés de verduras como alface, cebolinha, salsa, couve e acelga, que foram distribuídos aos alunos da escola.
O projeto, idealizado pelo juiz Albino Coimbra Neto, da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, foi iniciado em outubro de 2023 e envolve 10 internos no cultivo de hortaliças, legumes e frutas em uma área de três hectares. A iniciativa tem dupla finalidade: promover a ressocialização dos presos e apoiar comunidades locais com doações e venda de parte da produção.
Leandro Colombo Pedrini, diretor da escola, ressaltou o impacto positivo das doações na alimentação e na conscientização dos alunos sobre a importância de uma dieta saudável. A estudante Rayssa Vieira, de 15 anos, elogiou o projeto por sua relevância tanto para a saúde quanto para o senso de união que ele promove.
A Horta da Esperança já doou mais de 7 toneladas de alimentos para 15 escolas públicas através do projeto Revitalizando a Educação com Liberdade, e produziu mais de 47 toneladas de alimentos desde sua criação. Além de contribuir para a alimentação de famílias carentes, o projeto oferece remuneração e remissão de pena para os internos envolvidos, além de proporcionar a eles uma nova profissão.
Adiel Rodrigues Barbosa, diretor do Centro Penal, destacou que o projeto é uma parceria entre diversas instituições, como o Tribunal de Justiça, a Agepen/MS e a Famasul, que oferece capacitação técnica através do Senar. Toda a estrutura da horta foi financiada com recursos obtidos por meio de desconto de 10% do salário dos presos que trabalham na capital.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060