• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Campo Grande

Hemosul ficará aberto em tempo integral neste sábado

O Hemosul reforça que todos os tipos de sangue são bem vindos, e que aos sábados não há necessidade de agendar a coleta

Hemosul ficará aberto em tempo integral neste sábado (Foto: Saul Saul Schramm)

Se em dias normais o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul já vinha registrando diminuição nas doações de sangue, a queda brusca nas temperaturas ao longo desta semana  contribuíram para que menos voluntários fossem até a unidade para doar. 

Para se ter uma ideia da situação crítica, na quarta-feira (5) o Hemosul recebeu apenas 65 doações, quando o necessário para conseguir atender os hospitais do Estado é de 180 bolsas de sangue por dia, no mínimo. 

De olho nesse pedido de socorro da instituição, cerca de 50 integrantes do Mãos que Ajudam se mobilizam para um grande ato de doação coletiva para este sábado (8). 

Para Valéria Coelho, uma das organizadoras desse trabalho voluntário, além da preocupação com o próximo, a ideia também é estimular que mais pessoas e grupos se organizem para repetir o gesto solidário. 

De modo a ampliar as possibilidades para quem deseja doar mas não consegue durante a semana, o Hemosul Coordenador vai funcionar durante todo o dia, das 7h às 17h, neste sábado (8).  

“Nós estamos passando por um momento crítico onde podemos chegar a não ter bolsas de sangue para atender as pessoas que precisam. A população precisa lembrar que doar sangue salva vidas e nesse momento de preocupação máxima com a saúde é importante exercer a solidariedade”, afirma a Coordenadora Geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

O Hemosul reforça que todos os tipos de sangue são bem vindos, e que aos sábados não há necessidade de agendar a coleta. Outro ponto importante são as medidas de biossegurança como: uso obrigatório de máscara, álcool em gel e cuidados redobrados na higienização do ambiente para receber os doadores.

Veja Também