Geral
Governo estuda liberar saques em contas ativas do FGTS, diz Guedes
Quinta-feira, 30 Maio de 2019 - 15:19 | Redação
O governo estuda liberar saques de contas ativas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), numa medida similar à implementada pelo governo Michel Temer no caso de contas inativas. A informação foi confirmada hoje (30) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
O objetivo é o mesmo: injetar recursos capazes de alavancar a volta do crescimento. A medida, entretanto, ainda segue em estudo, e só deve ser implementada após a eventual aprovação da reforma da Previdência. “Nós temos que começar pelas coisas mais importantes”, disse Guedes.
“As coisas devem se acelerar nas próximas três ou quatro semanas”, disse o ministro, em referência à tramitação da reforma da Previdência no Congresso
Ao citar medidas de estímulo ao crescimento que devem ser anunciadas após a aprovação da nova Previdência, Guedes mencionou a nova rodada de liberação dos saques nas contas do FGTS. “Inativas e ativas. Ativas também”, afirmou ele, sem dar mais detalhes sobre a medida.
O governo cogita a liberação dos saques em contas ativas ante o esgotamento dos recursos disponíveis nas contas inativas, que já tiveram o saque liberado pelo governo Temer. Guedes ressalvou, porém, que a medida segue em estudo, e que ainda “não foi batido o martelo”.
Hoje, o saque nas contas ativas do FGTS só é permitido em situações específicas, como no caso do trabalhador ser demitido sem justa causa ou se for para utilizar os recursos na aquisição de casa própria.
O ministro comentou nesta quinta-feira (30) o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, que teve uma retração de 0,2% de acordo com os dados divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ele, o resultado já era esperado.
Últimas Notícias
- Maracaju - 18:09 Homem que esfaqueou companheira até a morte é condenado a 23 anos de prisão
- Confronto - 17:50 Abordagem termina em confronto e suspeito morto por policiais do Choque em MS
- Marketing - 17:23 Marketeira manda a real sobre o mercado
- Chapadão do Sul - 17:08 Acidente envolvendo bicicleta e motocicleta deixa uma mulher gravemente ferida
- Operação Overlord - 16:50 Polícia procura dois suspeitos de integrar organização criminosa
- Bataguassu - 16:31 Justiça solta acusado de matar mulher a facadas
- Evento - 16:00 Arraiá da Mata do Jacinto será realizado nesta sexta e sábado
- Dourados - 15:54 Idoso com deficiência visual perde R$ 22 mil em golpe com falsa liberação de processo judicial
- Flagrante - 15:33 Venezuelano é preso em flagrante por estupro em Dourados
- Justiça - 15:15 Juiz nega prisão domiciliar a Bernal

