• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Mato Grosso do Sul

Governo do Estado forma 206 novos sargentos da Polícia Militar

A formatura será realizada nesta quarta-feira (23), às 15h na Capital

Respeitando todas as normas de biossegurança a solenidade de formatura acontece no Comando-Geral da Polícia Militar (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, 23 de Setembro, o Governo do Estado forma 206 novos sargentes da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Respeitando todas as normas de biossegurança, a solenidade de formatura acontece às 15h, no Comando-Geral da Polícia Militar, em Campo Grande com a presença do secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.

Os formandos que foram promovidos pelo Governo do Estado e concluíram com aproveitamento o Curso de Formação de Sargentos (CFS) pertencem a unidades da Polícia Militar dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Sendo que dos novos sargentos, 204 pertencem ao quadro de combatentes e outros 2 sargentos ao quadro de músicos da PM.

O Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar ocorreu entre os dias 2 de Março a 18 de Setembro deste ano, totalizando 966 horas aulas de uma carga horária abrangente para bem formar os policiais que agora exercerão a função de sargentos.

Semi-presencial — Por conta da pandemia da covid-19, o curso foi ministrado na modalidade semi-presencial, com algumas disciplinas no formato Ensino à Distância (EAD) que foram dadas pela plataforma Cisco Webex da Sejusp e outra parte mista, sendo algumas aulas teóricas on-line e as práticas de forma presencial.

Entre as disciplinas ministradas presencialmente estão tiro, armamento e munição, técnicas de policiamento ostensivo, policiamento de choque, policiamento de operações especiais e o policiamento ostensivo geral.

O Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar abrangeu também diversas outras disciplinas imprescindíveis à atividade policial, como direito penal, direito constitucional administrativo, direitos humanos, legislação policial militar, procedimentos administrativos, uso diferenciado da força, polícia comunitária, psicologia e saúde mental.

Remanescentes — O Curso de Formação de Sargentos iniciou com 211 policiais, mas cinco deles ficaram com pendência de carga horária, por apresentarem atestados médicos por doença ou por alguma lesão e não participaram da parte prática.

Esses policiais continuam em formação, com atividades diferenciadas e, também vão se formar ainda este ano, totalizando 211 novos sargentos da PM.

(Com informações Portal do Governo de Mato Grosso do Sul)