Geral
Furtos de fios prejudicam projeto pioneiro de iluminação em Corumbá
Em apenas quatro dias desde o início das obras de modernização, ladrões já estão atacando
Sexta-feira, 25 Julho de 2025 - 16:00 | Redação

Em apenas quatro dias desde o início efetivo das obras de modernização da iluminação pública em Corumbá, a cidade já enfrenta um desafio grave: o furto de cabos elétricos. O projeto, que é pioneiro em Mato Grosso do Sul e conta com um investimento de R$ 90 milhões por meio de Parceria Público-Privada (PPP), tem como foco transformar a iluminação de áreas públicas, priorizando praças, avenidas e vias de grande circulação.
A Praça Generoso Ponce, que teve sua iluminação restabelecida na última segunda-feira (21), já foi alvo de tentativa de furto na terça-feira (22). Outro ponto afetado foi a Praça da Independência, que ainda está em processo de reestruturação e teve os cabos recém-instalados furtados, possivelmente entre as noites dos dias 23 e 24 de julho.
Desde o início efetivo dos trabalhos, já foram utilizados cerca de 1.000 metros de cabo de 16mm². As equipes do consórcio responsável precisaram refazer serviços que haviam sido concluídos, impactando diretamente o cronograma de intervenções previsto para outros locais.
As áreas já em processo de modernização incluem: Praça Generoso Ponce; Rua Antônio João; Praça da Independência; Avenida Gaturama, um dos principais acessos à cidade.
É importante salientar que furto de fios afeta diretamente a qualidade e a segurança dos espaços públicos, além de representar prejuízo financeiro e atrasos no cronograma das obras. O tempo necessário para refazer os serviços danificados impede que novas áreas recebam a modernização no prazo previsto, ampliando o período de espera e comprometendo o avanço do projeto.

Tecnologia e medidas preventivas para coibir furtos - O consórcio responsável pela execução já adota uma série de medidas para dificultar novas ocorrências, como a substituição dos tradicionais cabos de cobre por cabos de alumínio – que possuem menor valor de revenda ilegal. Além disso, os eletrodutos subterrâneos foram projetados com maior profundidade e as caixas de passagem estão sendo concretadas, tudo com o objetivo de inviabilizar o acesso e o furto dos materiais.
A Prefeitura de Corumbá reforça que o projeto de modernização da iluminação é um avanço importante para a segurança, mobilidade e qualidade de vida da população. No entanto, sua eficácia depende também da consciência coletiva e do apoio da sociedade. Atos de vandalismo e furtos como esses afetam todos os corumbaenses.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 190 (Polícia Militar) ou (67) 3234-7111 (Polícia Civil).
Últimas Notícias
- Estelionato - 09:20 Golpista oferecia ajuda e furtava clientes em caixas eletrônicos
- Oportunidades - 08:50 UFGD convoca candidatos para provas do concurso de técnicos-administrativos
- Oportunidades - 08:30 MS Florestal promove mutirão de contratações cidade de MS
- Desaparecimento - 08:00 Corpo de homem desaparecido é encontrado em decomposição na Cascalheira
- Bolsonaro - 07:40 Oposição usará voto de Fux para tentar anistia para Bolsonaro
- Acidente - 07:25 Familiares lamentam morte de Gabriel
- Poder Judiciário - 07:00 TJMS lança campanha para atrair jurados voluntários
- Charge - 07:00 Lobo-guará é flagrado "dando um passeio" no Nova Lima
- Educação especial - 18:02 Sicredi implanta o programa A União Faz a Vida no CEDEG APAE na Capital
- Infraestrutura - 17:42 Sanesul investe R$ 6,3 milhões para ampliar abastecimento de água em Itaquiraí