• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Fiems celebra 46 anos de sucesso na industrialização sul-mato-grossense

Fundada em 1978, Federação impulsionou o desenvolvimento econômico e a modernização do Estado

Domingo, 09 Novembro de 2025 - 09:00 | Sandra Salvatierre


Fiems celebra 46 anos de sucesso na  industrialização sul-mato-grossense
Criada há 46 anos e celebrada na quinta-feira (6), marca o ponto de partida de uma trajetória que consolidou o setor industrial como protagonista do desenvolvimento estadual. (Foto: Divulgação).

Páginas datilografadas e guardadas com zelo pelo engenheiro Alfredo Fernandes registram o início de uma história que transformaria a economia de Mato Grosso do Sul. A ata de fundação da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), criada há 46 anos e celebrada na quinta-feira (6), marca o ponto de partida de uma trajetória que consolidou o setor industrial como protagonista do desenvolvimento estadual.

Alfredo Fernandes, signatário do documento original e presidente da instituição entre 1999 e 2007, recorda o início modesto: “Nós começamos do zero”. À época, o recém-criado Mato Grosso do Sul, fruto da divisão do antigo Mato Grosso, em 1977 , já demonstrava vocação econômica promissora, com base agrícola sólida e potencial para expandir sua estrutura industrial.

 

A aposta se confirmou. De um projeto embrionário, a indústria sul-mato-grossense transformou-se em eixo de crescimento, com investimentos bilionários, geração de empregos e aumento expressivo nas exportações. Entre os setores de maior impacto está o de celulose e papel, responsável por 39% do total exportado e símbolo da simbiose entre indústria e desenvolvimento regional.

Para o atual presidente da Fiems, Sérgio Longen, o momento é de celebração e projeção. “É uma data muito importante para uma atividade que, de certa forma, ainda é novidade. A indústria vem se fortalecendo. Vivemos a alegria de uma transformação no Estado, construída a muitas mãos, com um projeto bem planejado, valorizando a produção, as pessoas e o desenvolvimento regional”, afirma.

 

Nos últimos anos, a Fiems tem ampliado sua presença internacional, articulando investimentos em grandes centros, como São Paulo, e em missões comerciais à Ásia, África, Europa e Estados Unidos. Um dos principais atrativos é a Rota Bioceânica,  corredor logístico que ligará o Atlântico ao Pacífico, atravessando o Paraguai, a Argentina e o Chile, e encurtando o trajeto entre o Brasil e os mercados asiáticos.

Para o governador Eduardo Riedel, a parceria entre o poder público e a Fiems é decisiva para o fortalecimento econômico do Estado. “Especialmente nos últimos 30 anos, vimos tudo o que aconteceu nesse Estado. A Fiems tem a responsabilidade de um legado construído, participando das discussões com o setor público e privado, consolidando um ambiente de negócios com segurança jurídica, transparência e equilíbrio fiscal, tudo isso pensando nas pessoas”, ressalta.

 

Quase meio século depois da ata datilografada, a Fiems reafirma seu papel como agente de modernização e competitividade, transformando o potencial econômico de Mato Grosso do Sul em resultados concretos que se refletem no presente e projetam o futuro do estado.

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  senai  sesi  mato-groso-do-sul  fiems