• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Festival do Sobá vira vitrine para pequenos negócios de MS

Edição especial marca centenário da Feirona e dá visibilidade a empreendedores apoiados pelo Sebrae/MS

Quinta-feira, 07 Agosto de 2025 - 16:08 | Redação


 Festival do Sobá vira vitrine para pequenos negócios de MS
(Foto: Divulgação)

Com entrada gratuita e programação para toda a família, o Festival do Sobá celebra mais do que a gastronomia: valoriza a cultura, estimula o turismo e impulsiona pequenos negócios locais. A 18ª edição do evento, que acontece entre até o dia 10 de agosto na Feira Central de Campo Grande (MS), tem um significado ainda mais especial em 2025, integrando as comemorações do centenário da “Feirona”, um dos principais pontos turísticos da capital. Entre os apoiadores da iniciativa, o Sebrae/MS marca presença com o espaço “Mercado Sebrae”, que reúne oito expositores comercializando produtos que vão de acessórios à gastronomia.

Durante a cerimônia de abertura, o governador em exercício de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, ressaltou que é uma honra celebrar os 100 anos da Feira Central. “É com grande satisfação que transmito, em nome do governo estadual, os cumprimentos celebrando o centenário desta feira, que é símbolo da cultura e da história sul-mato-grossense. A feira é um espaço plural, que conecta passado, presente e futuro. Um espaço dedicado à cultura, à gastronomia e às tradições do nosso estado, influenciado por diversas culturas e o sobá é considerado uma representação simbólica da culinária regional”, ressaltou.

De acordo com o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a Feira Central é um ponto tradicional da gastronomia campo-grandense, que há 100 anos gera oportunidades para muitas famílias, promovendo o empreendedorismo, emprego e movimentando a economia. “O Sebrae está presente ao longo de toda essa semana, até domingo, com pequenos empreendedores que trabalham com artesanato, produção de mel, gastronomia árabe, entre outros. São diferentes produtos que também podem ser excelentes opções de presente para o Dia dos Pais. É essencial que o campo-grandense continue defendendo e fortalecendo esse espaço, que gera emprego, distribui renda e contribui diretamente para o desenvolvimento da nossa Capital e de Mato Grosso do Sul”, destacou.

Para a presidente da Associação da Feira Central, Cultural e Artística (Afecetur), Alvira Appel Soares de Melo o apoio de todos é fundamental para o fortalecimento da Feira Central. “Hoje é um dia de muita alegria. Ver essa casa cheia nos enche de gratidão. Quero agradecer a todos que frequentam e apoiam a Feira Central, e a todos que fazem deste espaço um ponto de encontro durante o ano inteiro. São 365 dias de presença, de histórias, de emoção. Nosso muito obrigado por estarem conosco também nesses cinco dias de festa, com boa música nacional, artesanato local e tantas atrações que celebram a nossa cultura”, enalteceu.

 Festival do Sobá vira vitrine para pequenos negócios de MS
(Foto: Divulgação)

Ainda durante a cerimônia de abertura do festival, foi celebrado um Acordo de Cooperação entre Sebrae/MS, Afecetur, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), com o objetivo de conquistar o reconhecimento do Sobá de Campo Grande como IG (Indicação Geográfica) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O selo valoriza a origem e identidade cultural do produto, impulsionando ainda mais a visibilidade e o consumo do prato típico da cidade.

O Sebrae/MS será responsável por articular os parceiros e produtores locais, além de oferecer apoio técnico, capacitações em governança e boas práticas, e contratar consultorias especializadas para a elaboração da documentação exigida pelo INPI.

Vitrine e oportunidades de negócios - Na entrada pelo Armazém Cultural, os visitantes podem conhecer e consumir os produtos dos expositores locais no espaço “Mercado Sebrae”. Os empreendedores são atendidos pelo Sebrae/MS via programa Move+, que já promoveu mais de R$ 8 milhões em vendas nos últimos anos por meio de aproximações entre empresas (B2B).

Joice Cerrado é artesã e proprietária da marca Divina Joia, especializada em acessórios femininos feitos com flores naturais resinadas. Ela cultiva e coleta flores diretamente da natureza para produzir peças artesanais exclusivas. Participando há cerca de três meses do programa Move+, Joice veio de Dourados e aproveitou a oportunidade de expor seus produtos na Feira Central de Campo Grande.

“É uma oportunidade incrível. A Feirona é um ponto turístico muito conhecido na cidade, e poder apresentar o meu trabalho aqui é um diferencial. Em outras circunstâncias, talvez eu não conseguisse estar nesse espaço. Eu já participei de outras ações do Sebrae, mas o Move+ abriu meus olhos para o mercado. Percebi que meus produtos também podem ser revendidos por empresas, e desde então já realizei vendas e iniciei novas prospecções”, destaca a empresária.

 Festival do Sobá vira vitrine para pequenos negócios de MS
(Foto: Divulgação)

Outra empreendedora que participa do espaço “Compre do Pequeno” é Jamila Taha, culinarista há 40 anos e, nos últimos sete, se dedicada exclusivamente à comida árabe. “Essa é a primeira vez que participo de um evento promovido pelo Sebrae e estou amando. A expectativa é grande, porque tudo o que o Sebrae faz é sempre muito bem-organizado e pensado para ajudar a gente. O que eu mais espero com essa oportunidade é alcançar mais sucesso, vender mais e ver meu negócio crescer”, concluiu.

Já Eugênia Laura trabalha com costura criativa: bolsas, nécessaires, mochilas e panos de prato, com estampas variadas. Muitas delas com temas do Pantanal, que é a identidade da região. “A gente sempre espera vender, claro, mas também quero que as pessoas conheçam nosso trabalho. Aqui é uma grande vitrine. Participo dos programas do Sebrae há cerca de sete meses e, mesmo em pouco tempo, já vi mudanças. Antes eu não sabia como precificar meus produtos corretamente. Com as orientações do Sebrae, aprendi a anotar todos os custos e calcular o valor certo. Isso faz toda a diferença”, completou.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  feira  empreendedorismo  sebrae-ms