Geral
Feirão da Cidadania atende população de Corumbá e Ladário
Ideia é fomentar pacificação social, autocomposição de litígios e regularização des pendências
Quinta-feira, 03 Novembro de 2022 - 13:32 | Redação

Nos dias 3, 4 e 5 de Novembro, em parceria com o Procon, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Corumbá realizará a segunda edição do Feirão da Cidadania. A ideia é fomentar atividades de pacificação social, autocomposição de litígios e regularização de eventuais pendências dos cidadãos.
A exemplo da edição anterior, o coordenador do Nupemec, Des. Ruy Celso Barbosa Florence, estará presente na abertura do evento, que será realizado no coreto da Praça da Independência, às 9 horas. No dia 4 os trabalhos estarão disponíveis na Praça da Nova Corumbá e no dia 5 as atividades serão encerradas na Av. 14 de Março, em Ladário – sempre das 8 às 13 horas.
O juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos, responsável pelo Cejusc de Corumbá, defende que a conciliação é uma das alternativas mais rápidas para solução de conflitos e garante que a justiça brasileira tem trabalhado insistentemente com métodos alternativos de composição e de solução de conflitos, por meio da mediação e da conciliação.
“Desde que o Cejusc de Corumbá foi instalado, atendemos a população sempre de modo a fazer o chamamento para conciliação e para mediação”, afirmou o juiz, para quem a construção da solução do conflito de forma pacificada confere autonomia ao cidadão para que, no futuro, tenha uma convivência pacífica, amigável e sem demanda de terceiro.
A equipe do Cejusc de Corumbá prestará atendimento de atermação pré-processual, que consiste na abertura de novos pedidos de realizações de audiências em busca de um acordo entre as partes, em casos envolvendo relações continuadas, como direito da família e de relações de vizinhança, por exemplo.
Durante o feirão, por meio das parcerias, serão disponibilizados à população serviços de regularização de dívidas, consulta/levantamento de débitos/protestos, bem como orientação jurídica. Vários parceiros estão confirmados para o evento, como a Energisa e a Sanesul, que prestarão auxílio para solução de problemas envolvendo suas companhias, no intuito de firmar acordos pré-processuais.
Os cursos de Direito da Faculdade Salesiana Santa Tereza e da UFMS estarão presentes prestando atendimento jurídico ao público, naquelas situações em que a resolução consensual não for viável. Os cartórios de Registro Civil e de Protestos de Corumbá, o cartório de Registro Civil de Ladário, a Prefeitura Municipal de Ladário, as polícias Militar e Civil, e a OAB/MS também confirmaram presença na ação conciliatória
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060