Geral
Falta de exame toxicológico pode gerar multa aos condutores nas categorias C, D ou E
Os condutores de veículos de carga, ônibus e afins, com idade inferior a 70 anos devem realizar exames toxicológicos a cada dois anos e meio
Sexta-feira, 03 Novembro de 2023 - 07:30 | Redação
O exame toxicológico é obrigatório para motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D ou E, desde 2015, no momento da renovação e periodicamente.
Em resolução publicada em 20 de outubro, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) reafirmou a exigência do exame no ato da renovação da CNH e instituiu um prazo até 28 de dezembro de 2023, para a realização dos exames periódicos ou chamados intermediários.
Como funciona?
Os condutores de veículos de carga, ônibus e afins, com idade inferior a 70 anos devem realizar exames toxicológicos a cada dois anos e meio. A contagem começa da obtenção ou renovação da CNH, independentemente da validade dos demais exames já realizados.
No site do SENATRAN, consta a listagem dos laboratórios credenciados para realização do referido exame. No link “rede coletora” consta o sítio do laboratório credenciado, para que seja possível consultar os postos de coletas laboratoriais.
O exame é realizado com cabelos e/ou pelos, na ausência destes, pela unha, mediante laudo médico emitido pelo dermatologista que comprova alopecia universal.
Infração
Os condutores de veículos de carga, ônibus e afins que não realizarem exames toxicológicos a cada dois anos e meio serão punidos com infração gravíssima e multa multiplicada por cinco, com multa de R$ 1.467,35.
Ainda conforme o novo texto do CTB, a competência para aplicação da penalidade de que trata este artigo será do órgão ou entidade executivos de trânsito de registro da CNH do infrator. “Ainda estamos aguardando a regulamentação da multa de balcão, que seria aplicada ao condutor de que for renovar a habilitação e não tiver feito o exame toxicológico. Mas é importante que os condutores de veículos de categorias altas (C, D e E) já façam o exame toxicológico”, explica o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Santos.
Últimas Notícias
- Veículos - 13:00 Detran-MS abre leilão com Renault Sandero a partir de 6 mil
- Economia - 12:10 CDL propõe revisar benefícios sociais da Capital para suprir vagas de trabalho
- Aniversário do hemosul - 11:50 Hemosul completa 36 anos com destaque nacional e cases de sucesso para ajudar a salvar vidas
- Poder Judiciário - 11:38 Servidora tem carga de trabalho reduzida para cuidar de filho com autismo
- Cultura - 11:20 Inscrições do FIC para pessoa jurídica abrem no dia 23 de Dezembro
- Reconhecimento Nacional - 11:00 Pelo 4º ano consecutivo, Águas vence Prêmio de Qualidade em Saneamento
- Imposto de Renda - 10:50 Isenção de IRPF para até R$ 5 mil pode dobrar número de beneficiados
- Horário especial - 10:20 Começa hoje horário especial do comércio de Campo Grande
- CNU - 09:52 Notas preliminares de discursivas e redações são disponibilizadas
- Varejo - 09:35 Senac MS se destaca no Know How Experience com palestras sobre Varejo 5.0