Geral
Exército afasta militares após treinamento que matou soldado em Bela Vista
Além de Vinicius Riquelme que morreu, outros 89 recrutas passaram mal e ficaram internados por conta dos exercícios físicos intensos
Sexta-feira, 24 Maio de 2024 - 17:30 | Marina Romualdo

Três militares do 10° Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista foram afastados após o treinamento que ceifou a vida do soldado, Vinicius Ibanez Riquelme, de 19 anos, e deixou outros recrutas doentes.
A reportagem do Diário Digital entrou em contato com o advogado da família de Riquelme, Fernando Lopes Araújo, que informou realizou um requerimento para o afastamento de três militares, no qual, o comandante deferiu no dia 14 de maio. Diante disso, dois homens e uma mulher foram afastados.
O treinamento que ocorreu entre o dia 22 a 26 de abril é chamado de acampamento com vários dias no campo simulando ações de combate, com exercícios e atividades de primeiros socorros. O recruta, Vinicius, estava participando de um treinamento de longa duração
No entanto, durante à noite de sexta-feira (26), o jovem passou mal e foi encaminhado para enfermaria do Regimento, mas devido à gravidade, foi levado ao Hospital São Vicente de Paula, e encaminhado em vaga zero para Campo Grande. Porém, não resistiu e morreu.
Na certidão de óbito de Vinícius é confirmado que o jovem faleceu após passar mal durante um treinamento. A causa da morte foi atribuída a exercícios físicos intensos. Além de Vinicius, outros 89 militares precisaram buscar atendimento médico por conta da infecção viral. Inclusive, a equipe do DD conversou com uma mãe de recruta que participou do treinamento.
“Após esse treinamento, meu filho ficou internado em estado grave e agora a psiquiatra disse que meu filho não tem condições de volta não por conta do que ele passou. Está com começo de ansiedade e estamos com um advogado para pedir a liberação dele, pois, está apenas de atestado”, contou a mãe de um jovem de 19 anos.
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis