Geral
Execuções Fiscais das comarcas do interior devem ser protocoladas na Capital
Dois meses depois, ainda é grande o número de ações apresentadas nos foros do interior
Segunda-feira, 01 Agosto de 2022 - 07:33 | Redação

No mês de maio deste ano, a Resolução n. 272 do TJMS instalou, na comarca de Campo Grande, a Vara de Execução Fiscal Municipal do Interior, fazendo com que todas as distribuições das ações que envolvam o processamento e julgamento do executivo fiscal municipal das comarcas do MS passassem a ser tratadas na Capital. No entanto, dois meses depois, ainda é grande o número de ações apresentadas diretamente nos foros do interior, prejudicando o bom andamento destes processos.
Desde a criação desta vara especializada, a forma correta de protocolizar nos processos desta matéria, dentro do sistema eletrônico do TJMS, passou a ser pelo seguinte caminho: “Foro 01 – Campo Grande; Competência 141 – Execução Fiscal Municipal do Interior; Classe 1116 – Execução Fiscal”.
Quando, porém, há a protocolização em caminho diverso, como, por exemplo, dentro da Comarca de origem do processo com competência e classe diferente, ocorre um considerável atraso e acúmulo de trabalho na Distribuição da Central de Processamento Eletrônico (CPE), vez que se faz necessário realizar a redistribuição do processo entre foros (remetendo-o para Campo Grande), para, somente no dia seguinte, haver o recebimento do feito e, enfim, sua regularização.
A criação da Vara de Execução Fiscal Municipal do Interior foi uma iniciativa do TJMS para obter uma tramitação mais célere e efetiva, não só dos feitos de competência dela, mas também de todos os processos das comarcas do Estado. Ao retirar o impacto dessas ações fiscais das varas do interior, levando-as para a Capital, há uma redução significativa no quantitativo de processos a serem julgados pelos magistrados das comarcas do interior, o que lhes permite uma prestação jurisdicional mais eficiente.
Para que esse objetivo seja alcançado, no entanto, é de extrema importância que o peticionamento seja feito de maneira correta. Deste modo, a CPE poderá dar os devidos andamentos da maneira mais célere possível.
Últimas Notícias
- Saúde Pública - 14:19 Nova etapa da castração que atenderá mais 750 animais em Dourados
- Sucuriú - 13:50 Arauco promove Jornada do Meio Ambiente e realiza plantio de árvores em MS
- Economia - 13:36 Governo quer regulamentar mercado de carbono até fim de 2026
- Economia - 13:00 Dez mil famílias de 5 cidades de MS podem negociar débitos de energia
- Telessaúde - 12:12 Telessaúde de MS amplia atendimentos e lança cursos de capacitação
- Infraestrutura - 11:50 Homologada licitação para reforma da quadra esportiva da Praça Coophasul
- Trabalho - 11:32 Setor de serviços terceirizáveis cria 1.357 vagas no 1º semestre em MS
- Educação - 11:00 Busca Ativa reduz abandono e aumenta permanência de estudantes nas escolas
- Campo Grande - 10:40 Condenado por 2º feminicídio registrado em MS tem redução de pena
- Esporte - 10:30 Campo-grandense conquista medalhas de atletismo no Chile

