Geral
Estudantes de MS têm até dia 18 para se inscrever no Desafio Liga Jovem
Alunos do Ensino Fundamental ao Superior ainda podem participar da maior competição de empreendedorismo e tecnologia nas escolas do Brasil
Sexta-feira, 01 Agosto de 2025 - 10:50 | Redação

Ainda dá tempo de participar da 3ª edição do Desafio Liga Jovem (DLJ3), promovido pelo Sebrae. A maior competição brasileira de empreendedorismo de tecnologia na escola, que mobiliza estudantes de todo o país, tem as inscrições prorrogadas até 18 de Agosto. Alunos podem cadastrar seus projetos em três categorias: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e Educação Superior. Basta formar uma equipe de duas a cinco pessoas, obter o apoio de um professor orientador e inserir os dados no link: https://inscricao.desafioligajovem.com.br/bemvindo.
Nesta edição, são esperadas em todo o país 80 mil inscrições de participantes divididos em três categorias: do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e da Educação Superior. A grande novidade é a participação, na final nacional, de equipes vindas de todos os estados brasileiros, totalizando 405 alunos e 81 professores: três equipes representadas por estado.
Os vencedores do DLJ3 irão participar de uma viagem internacional de até 10 dias. Além de concorrer a essa missão internacional, os participantes terão a chance de ganhar mais de 600 mil reais em prêmios, ao longo da competição, incluindo vales-compra, notebooks, celulares e uma viagem nacional.
Objetivo central do DLJ3 - O DLJ quer empoderar jovens para transformar ideias em soluções, desenvolvendo competências para a vida pessoal, acadêmica e profissional por meio de uma trilha de aprendizado, de vivências inspiradoras e prêmios. Os alunos deverão propor uma solução criativa, economicamente viável e de impacto social para um problema na escola ou na comunidade do seu entorno, utilizando como aliada a tecnologia. Pode ser a criação de site, de uma página de rede social, de um aplicativo para celular, jogos, mas também pode ser o desenvolvimento de tecnologias analógicas, como formas de produção e metodologias.
O gestor do Desafio Liga Jovem e analista de educação empreendedora do Sebrae, Paulo Ventura, reforça que a iniciativa é uma oportunidade para valorizar e impulsionar as novas gerações que já estão construindo o futuro. “Depois de passarmos por todos os estados e o Distrito Federal e ouvirmos histórias inspiradoras de estudantes e de professores que já participaram do DLJ, ficou ainda mais evidente o potencial criativo dos jovens para encontrar soluções inovadoras para problemas reais, e o impacto disso em suas vidas e comunidades. Por isso, decidimos prorrogar as inscrições, para que mais jovens de todo o Brasil possam participar e viver essa experiência transformadora”, afirma.
Nas edições anteriores somadas, o desafio já mobilizou mais de 74 mil estudantes por meio de 630 oficinas e palestras. Foram mais de 60 mil participantes, entre alunos e professores-orientadores, com alcance em 43% dos municípios brasileiros e a apresentação de mais de 3.800 projetos de inovação social.
Últimas Notícias
- Desemprego - 19:09 IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada
- Campo Grande - 18:32 Furto de bicicleta tem ação de policial a paisana e autor é preso
- Solidariedade - 18:09 Show reúne bandas para arrecadar fundos para transferência de esportista
- Nova Andradina - 17:51 Homem é preso ameaçando ex-companheira em frente a delegacia
- Tratamento - 17:50 Ministério libera pagamento do aparelho de radioterapia para Hospital de Câncer
- Bem estar animal - 17:30 Lula sanciona lei que proíbe uso de animais em testes cosméticos
- Saúde Pública - 17:01 Sábado tem plantão de vacinação em dois pontos da Capital
- MPMS - 16:52 Homem que matou colega após recusa de carona é condenado a 17 anos
- GARRAS - 16:30 Foragido enfrenta a polícia e acaba morto em Corguinho
- Nacional - 16:10 Usuários do Gov.br serão avisados para ampliar segurança das contas