Geral
Escoteiros recolhem lixo em parque da Capital
Sábado, 29 Junho de 2019 - 17:38 | Redação
Jovens, conscientes e dispostos a ajudar o meio-ambiente. Assim podem ser definidos os integrantes do Grupo Escoteiro Atalaia do Pantanal que dedicaram a tarde deste sábado, 29 de Junho, ao trabalho de coleta de lixo, plantio de grama e pintura no meio-fio do Parque Ecológico Anhanduí, na região do Aero Rancho, em Campo Grande.
A atividade chamada de Muteco – Mutirão Ecológico -- é nacional do Movimento Escoteiro. Porém, cada grupo define uma data própria. A ação deste sábado, atraiu 75 jovens escoteiros e outros 15 adultos, todos engajados na preservação do parque e em trabalhos de educação ambiental, como a panfletagem, realizada após a limpeza, pedindo o fim das queimadas no entorno do Anhanduí.
O diretor presidente do grupo, Juber de Jesus Severino, estima que nesta ação tenham sido recolhidos cerca de 50 quilos de lixo nas matas do parque. “Aqui tem um pouco de tudo, plásticos, papéis, pedaços de vidro e outros. A situação era pior antes de cercarem o parque”, comenta. Os escoteiros trabalharam em grupos e, com luvas nas mãos, recolheram os materiais descartados de forma errada por frequentadores do parque.
Escoteiro há seis anos, Pedro Arthur Rech Martins, 15, explica porque aderiu a causa: “É muito importante trabalharmos na limpeza. Temos que preservar o ambiente dos animais e a água também”, salienta. Já Mariana Carolina Córdoba, 10, é escoteira há apenas dois meses. “Esta é a minha primeira vez em uma atividade no grupo. Estou feliz em ajudar na limpeza. Quero participar outras vezes”, planeja.
Quem também estava vivendo a sensação de cumprimento de dever durante as atividades era o escoteiro Danilo Vicente, 16. Ele trabalhou na pintura do meio-fio. “Entrei no grupo há sete anos. Meus amigos me chamaram. Eu gostei da atividade e estou aqui até hoje. Fico satisfeito em cuidar do parque. Isso é bom para o meio-ambiente é bom para todos”, enaltece.
O grupo que é filiado à União dos Escoteiros do Brasil mantém sede dentro do parque onde ministra palestras e desenvolve várias ações. Outras atividades já estão programadas para o próximo semestre.
Tornar-se um escoteiro está ao alcance de qualquer criança, garante Juber de Jesus. “É só ter vontade e nos procurar que explicamos tudo.” O grupo juvenil do Atalaia do Pantanal tem 98 integrantes com idade entre seis anos e meio e 21 anos. Já o grupo adulto tem 27 membros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 99250-1791.
Últimas Notícias
- Identificado pelas digitais - 18:40 Suspeito de assalto à casa de idoso é preso
- Maracaju - 18:30 Trio é preso com mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão baú
- Mês do Orgulho - 18:09 MPMS integra Comitiva de Cidadania LGBTQIAPN+ em ação na 14 de Julho
- Capacitação - 17:50 ESMP-MS realiza curso sobre falhas na cadeia de custódia e investigações
- Nacional - 17:32 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 52 milhões nesta terça-feira
- Pantanal Sustentável - 17:17 ABPO defende protagonismo dos produtores no Pacto do Pantanal
- Ribas do Rio Pardo - 16:50 Segurança é morto com cinco tiros
- Prejuízo de R$ 3,3 milhões - 16:24 Veículo com mais de 1,5 tonelada de maconha é recuperado
- Meio Ambiente - 16:03 Pesquisadores capturam mais um tatu-canastra em parque de Três Lagoas
- Após dois dias - 15:55 Foragido que matou namorada à facadas é localizado pela polícia